Varejo precisa acompanhar mudanças e modernizar negócios -

Varejo precisa acompanhar mudanças e modernizar negócios

Pesquisa apresentada no Seminário da Reposição Automotiva conclui que quem não se mexer vai ficar para trás

 

Por Claudio Milan ([email protected])

Se é verdade que a eletrificação da frota e o veículo autônomo ainda estão distantes da realidade brasileira – especialmente no que se refere ao mercado de reposição –, também é fato que a mobilidade compartilhada e a conectividade já fazem parte de nossa rotina. E os desdobramentos dessa evolução são muitos e estão em curso dia após dia. É fundamental preparar os negócios para as transformações que já estão a caminho.

O momento exige estratégia e planejamento, atributos que cada vez mais serão exigidos dos gestores das empresas de todos os elos do mercado de manutenção automotiva. “Estratégia nada mais é do que escolher os temas prioritários e onde eu quero investir dinheiro e recursos para fazer acontecer. É preciso identificar os riscos, mas também ir atrás das oportunidades de crescimento. Como eu posso atuar de maneira diferente, seja com uma parceria, com o relacionamento com o meu cliente na ponta, pensando na minha marca ou no meu portfólio. O grande aprendizado que eu tive nesse estudo é que não adianta ficar parado e achar que vai dar tudo certo, as mudanças que estão ocorrendo são grandes e quem não se mexer vai ver o mercado passar e ficar para trás”, diz Bernardo Ferreira, associated partner da McKinsey&Company, consultoria responsável pela pesquisa.

Entre as possibilidades de evolução para o varejo apontadas pelo estudo – que já caracterizam hoje empresas bem sucedidas –, o consultor destaca grandes lojas de varejo com variedade de peças e acessórios; atendimento das 8h00 às 22h00, inclusive aos domingos e feriados, sendo que algumas lojas abrem 24 horas; e variedade de serviços online (comércio eletrônico, chatbot, rede social).

 

Número de oficinas no país pode ser reduzido

O estudo realizado pela McKinsey&Company a pedido das entidades que representam o mercado de reposição apurou que tanto o varejo quanto as oficinas têm investido em profissionalização, o que é atributo fundamental para acompanhar as novas demandas do setor e crescente nível de exigência dos consumidores.

Apesar desta qualificação de processos e mão de obra, em determinados segmentos da cadeia de negócios do setor o número de players tende a cair – especialmente entre as oficinas, que contam com cerca de 70 mil estabelecimentos espalhados pelo Brasil. “Esse número vai cair. Não que as oficinas serão compradas, consolidadas ou fecharão, mas vão começar a se mover ou para parcerias, ou para grupos. Um exemplo são os autocenters, vão começar a abrir em mais cidades e juntar esse pessoal. Vemos muitas redes sendo criadas, com planos grandiosos de crescer, ajudando esse pessoal a se profissionalizar através de sistemas, treinamentos e maneiras diferentes de atuar”, diz Ferreira.


Notícias Relacionadas