Varejo recua 10,1% em março, segundo Índice Cielo do Varejo -

Varejo recua 10,1% em março, segundo Índice Cielo do Varejo

Se desconsiderados os efeitos de calendário, a queda nas vendas seria maior por efeitos da semana Pré-Páscoa e troca de dias.

As vendas no Varejo no mês de março caíram 10,1%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou retração de 0,3%.

Se desconsiderados os efeitos de calendário, a queda nas vendas seria maior por efeitos da semana Pré-Páscoa e troca de dias. Dessa forma, sem tais efeitos, o índice do mês registrou queda de 11,6%, descontada a inflação. Em termos nominais, com os ajustes de calendário, a retração foi de 2,0%. Os setores que apresentaram maiores desacelerações em relação ao ritmo de fevereiro foram Vestuário e Supermercados e Hipermercados.

Já Turismo e Transportes e Postos de Combustíveis registraram aceleração. “Completamos um ano de pandemia no Brasil com seus efeitos ainda refletidos no comportamento do Varejo. Apesar da aceleração do índice, quando comparado aos meses anteriores , esse resultado não necessariamente está relacionado a uma melhora no Varejo, visto que, a partir de março/21, os meses usados como base de comparação também foram impactados pela pandemia. Na visão setorialdestacamse os setores de Drogarias e Farmácias, Materiais para Construção e Serviços Automotivos com altas em comparação ao mesmo período de 2020”, diz Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.


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