Varejo vira mídia em nova onda do marketing digital -

Varejo vira mídia em nova onda do marketing digital

Prática de venda de espaços para anunciantes em lojas virtuais e físicas, conhecida por Retail Mídia ou Mídia de Varejo, cresce no Brasil.

Por Fátima Fernandes em Diário do Comércio

Há aproximadamente uma década, as mídias sociais se transformaram nas queridinhas das empresas na hora de traçar planos para divulgar ações, marcas, produtos.

Com o avanço da digitalização e  dos smartphones nas mãos dos consumidores, não dava mais para pensar em campanhas publicitárias apenas no rádio e na televisão.

Como uma evolução deste movimento, tudo indica que um novo canal de comunicação com o cliente deve expandir no mundo e no Brasil, tendo como protagonista o varejo.

O nome ainda não é muito conhecido, Retail Mídia ou Mídia de Varejo, mas já foi tema de palestra neste ano na maior feira de varejo do mundo, a NRF (National Retail Federation).

Retail Mídia ou Mídia de Varejo, como o próprio nome sugere, refere-se à prática do varejo de venda de espaços para que marcas façam anúncios em suas lojas on-line e ou físicas.

Nos canais digitais, como websites e Apps, nos quais a prática tem origem, as varejistas oferecem aos anunciantes a possibilidade de conversar diretamente com os seus clientes.

Nas lojas físicas, geralmente, os anúncios são veiculados em telas, localizadas na entrada dos estabelecimentos, para chamar a atenção do consumidor antes de efetuar as compras. 

Carrefour, Raia Drogasil, Pão de Açúcar, Hirota, Assaí e Petz são algumas das varejistas brasileiras que já aderiram à prática de comercializar espaços para publicidade.

O Carrefour acaba de firmar uma parceria com a francesa JCDecaux para administrar espaços publicitários em 90 de suas lojas espalhadas pelo Brasil.

Sílvia Ramazzotti, head de marketing da JCDecaux, afirma que a empresa está em fase de escolha de pontos de venda e de locais para posicionar os painéis que exibirão os anúncios.

Há 25 anos no Brasil, a JCDecaux administra a publicidade digital nos relógios espalhados em ruas de São Paulo, metrôs e aeroportos.

No varejo brasileiro, em parceria com o Carrefour, é a primeira vez. Fora do Brasil, as duas empresas já experimentam esse canal de comunicação na França, na Bélgica e no Reino Unido.

Criada há sete anos, a Retail Mídia, empresa que faz a ponte entre anunciantes e varejistas, já administra a publicidade digital em 1.500 telas instaladas em 750 lojas em todo o país. 

Os anúncios são veiculados em telas de 65 polegadas ou leds posicionadas nas entradas das lojas. Cada filme publicitário tem dez segundos, que se repete a cada dois minutos.

A Retail Mídia cuida de todo o processo de operação da publicidade no ambiente do varejo, desde a busca de anunciantes até a veiculação de filmes nas telas. 

Cristiano Tassinari, co-fundador e Co-CEO da Retail Mídia, afirma que este canal de comunicação tem dado resultados bastante positivos para anunciantes e varejistas.

Em fevereiro deste ano, diz, uma campanha do filtro de café Melitta resultou num aumento de 21% nas vendas, na comparação com igual mês de 2022, sem mexer em preços.

A ação publicitária abrangeu 149 lojas de várias redes de supermercados, como Pão de Açúcar, Assaí, Hirota e outras empresas regionais.


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