Venda de automóveis no Brasil cresce 21,7% em outubro ante setembro -

Venda de automóveis no Brasil cresce 21,7% em outubro ante setembro

Dados divulgados pela Fenabrave marcam o melhor desempenho para o mês em 10 anos e englobam carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus
comprar ou trocar carro
Crédito: Shutterstock

Em outubro, o setor automotivo brasileiro registrou um aumento significativo na venda de automóveis, alcançando 264,9 mil veículos comercializados. Esse número representa um crescimento de 21,7% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Este resultado marca o melhor desempenho mensal em uma década, englobando carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Além disso, em relação ao mês de setembro, houve um crescimento de 12,1% nos emplacamentos, evidenciando uma recuperação contínua do mercado. O aumento nas vendas é um reflexo de diversos fatores, incluindo a melhora nas condições de crédito e um mercado de trabalho mais aquecido, que favorecem a aquisição de novos veículos.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, a venda de automóveis zero quilômetro também mostra um desempenho positivo, com um crescimento de 15%. Ao todo, foram licenciadas 2,12 milhões de unidades nesse período. Esse crescimento é impulsionado, em parte, pela renovação das frotas das locadoras, que têm buscado atualizar seus veículos.Para o próximo ano, a Fenabrave projeta um crescimento de 15,1% nas vendas de veículos, indicando uma expectativa otimista para o setor.

Outubro também foi o melhor mês de 2024 para os emplacamentos de veículos automotores, até o momento. Foram emplacadas 452,8 mil unidades, registrando alta de 9,6% em relação a setembro, de acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. A alta foi favorecida pelo maior número de dias úteis (23 dias em outubro, contra 21 em setembro), e o bom volume de crédito, para automóveis e comerciais leves, tem favorecido a média diária de vendas, que permanece elevada, na casa das 19,7 mil unidades emplacadas pela SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito. No acumulado dos 10 meses, a alta nos licenciamentos, sobre igual período do ano passado, foi de 16,4%, chegando bem próxima da expectativa projetada, para o ano, pela FENABRAVE.


Notícias Relacionadas
Read More

Sai decreto que regulamenta Programa Renovar

A Anfavea comemorou a publicação do decreto, informando que a entidade e demais envolvidos no projeto poderão agora iniciar processo de elaboração de um aplicativo que permita aos caminhoneiros participar do Renovar