Brasil Econômico
Segundo o relatório mais recente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores ( Fenauto ), o comércio de veículos desse tipo em fevereiro foi de 990.899 unidades, um crescimento de 18,2% em relação ao mesmo mês do ano de 2022.
A federação considera o resultado como positivo. Apesar da queda de 6,7% na quantidade de veículos usados vendidos em relação ao mês de janeiro, a entidade destaca que essa redução é natural por conta da menor quantidade de dias úteis do mês de fevereiro, entre outros fatores.
O acumulado do primeiro bimestre superou a marca de 2 milhões de unidades negociadas , um aumento de 22,2% em relação ao mesmo período de 2022, o que demonstra uma recuperação do mercado.
Segundo a Fenauto, 2023 pode ser ainda melhor para o mercado de carros usados e seminovos, já que a projeção da entidade é que os preços dos seminovos continuem caindo .
A projeção é que as vendas possam chegar próximas aos 15 milhões de unidades seminovas e usadas vendidas, mesmo patamar de 2021. Para isso, a venda média deveria ser de cerca de 1 milhão e 250 mil unidades por mês, e no momento, é de 1 milhão e 26 mil veículos.