O mês de abril tem sido considerado um dos mais críticos para as empresas em razão do recrudescimento das medidas de isolamento social adotadas na oportunidade.
O Sindipeças acaba de divulgar o resultado das vendas nominais da indústria de autopeças para o mercado de reposição em abril, considerando-se uma seleção de empresas e variação a partir da média móvel trimestral. A apuração do sindicato que congrega as indústrias mostra que as vendas caíram 23,0% no mês em comparação a março.
Na interpretação da entidade, a despeito da comercialização de peças por meio de canais eletrônicos, o resultado simboliza o impacto do fechamento das lojas físicas do varejo, das concessionárias de veículos e a imposição de isolamento social em várias cidades do país. Na comparação interanual, a queda foi de 24,9% e no acumulado até abril, 6,5%.
O trabalho do Sindipeças mais uma vez ratifica o maior impacto no segmento de veículos leves, cuja participação no mercado é a mais expressiva. Neste segmento, a queda no faturamento mensal foi de 24,1% e de 7,8% no acumulado do ano até abril. Além dos fatores mencionados, o Sindipeças destaca ainda que é preciso considerar o forte recuo no índice de confiança do consumidor de 80,2 para 58,2 pontos entre março e abril, respectivamente.
No que se refere às peças comercializadas para os veículos pesados, houve queda menor da receita nominal – de aproximadamente 20% – tanto na comparação com março desse ano quanto igual mês do ano anterior. No acumulado até abril, o faturamento foi 4,0% inferior ao de igual período de 2019.