Vendas do varejo crescem 1% em novembro na variação mensal, diz IBGE -

Vendas do varejo crescem 1% em novembro na variação mensal, diz IBGE

De janeiro a novembro do ano passado, as vendas do setor registram avanço de 1,5%, mesmo crescimento acumulado em 12 meses
experiência do consumidor
Crédito: Shutterstock

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1% em novembro de 2025, na comparação com outubro, informou nesta quinta-feira, 15/01, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No confronto com novembro de 2024, a alta é de 1,3%. De janeiro a novembro do ano passado, as vendas do setor registram avanço de 1,5%, mesmo crescimento acumulado em 12 meses.

No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 0,7% em novembro na variação mensal. Frente a novembro de 2024, houve variação negativa de 0,3%. O varejo ampliado acumula queda de 0,3% no ano e de 0,2% em 12 meses.

Na passagem de outubro para novembro de 2025, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista teve taxas positivas em sete das oito atividades pesquisadas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,1%); Móveis e eletrodomésticos (2,3%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,2%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%); Livros, jornais, revistas e papelaria (1,5%); Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%); e Combustíveis e lubrificantes (0,6%).

O único resultado negativo aparece em Tecidos, vestuário e calçados (-0,8%).

Na mesma comparação, o comércio varejista ampliado apresentou um resultado positivo, com Material de construção (0,8%), e outro negativo, com Veículos e motos, partes e peças (-0,2%).

Regiões – O comércio varejista teve taxas positivas em 23 das 27 unidades da federação em novembro, com destaque para: Rondônia (9,2%), Roraima (4,5%) e Espírito Santo (4,3%).

Por outro lado, pressionando negativamente, os destaques foram: Tocantins (-1,9%), Goiás (-1,6%) e Rio de Janeiro (-0,7%).

Na mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre outubro e novembro de 2025 teve resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rondônia (8,3%), Mato Grosso do Sul (7,7%) e Roraima (3,4%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 5 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Tocantins (-4,4%), Rio de Janeiro (-2,0%) e Acre (-0,3%).

Revisão – O IBGE revisou de alta de 1,1% para alta de 1% a taxa de outubro ante setembro no varejo ampliado. Já o resultado das vendas no varejo restrito em outubro ante setembro, de 0,5%, foi mantido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas
Read More

Mario Barcelos agora é Vice-Presidente Fuel Specialties Americas

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), complementou sua formação com MBA em Project Management pelo CEFET-RJ, MBA em Business Administration and Management, General Strategy and Economic Business Management, pela Fundação Getúlio Vargas.