Diário do Comércio
O varejo paulistano registrou alta de 1,1% nas vendas de janeiro, na comparação com igual mês do ano passado. A informação é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O crescimento, segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP, pode ser atribuído à redução do desemprego e expansão dos benefícios governamentais como o Bolsa Família.
Na comparação com janeiro de 2019, portanto antes dos efeitos da pandemia, houve alta de 4,3%, o que, segundo o economista, mostra que o consumo volta à normalidade.
COMPARAÇÃO MENSAL
Já na comparação com dezembro de 2022, as vendas de janeiro de 2023 registraram retração de 39,9%. A queda expressiva, segundo a ACSP, decorre de efeitos sazonais, uma vez que as vendas de fim de ano, especialmente o Natal, costuma ser as mais fortes para o comércio.
“Além disso, é preciso lembrar que, apesar dos juros altos e da inflação elevada, o último mês do ano é favorecido por fatores como o aumento do emprego e a distribuição de recursos extras, como o décimo terceiro salário”, diz Solimeo.