Vendas no varejo de veículos e motos, partes e peças crescem 7,3% em comparação ao ano passado -

Vendas no varejo de veículos e motos, partes e peças crescem 7,3% em comparação ao ano passado

Em relação a fevereiro, aumento foi de 0,7%

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgadas hoje (10) pelo IBGE, o comércio de veículos e motos, partes e peças registrou em março crescimento de 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

O bom desempenho do setor acompanha a alta de 4,0% do volume de vendas do comércio varejista no País. Jà em relação a fevereiro, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas apresentou aumento de 0,7%

Com um volume de vendas 1,0% maior em março, em relação ao mês anterior, o comércio varejita fecha o primeiro trimestre com aumento de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2021

Para o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, a terceira alta consecutiva chama a atenção, já que não acontecia desde maio a outubro de 2020 (cinco meses consecutivos), período de recuperação do comércio após as grandes quedas registradas no auge da pandemia da Covid-19.

“A trajetória vinha sendo claudicante, irregular. Esses três meses de alta significam um trimestre forte, embora os crescimentos ainda não sejam homogêneos entre todas as atividades”, explica. Em março, o setor ficou 2,6% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. O varejo ampliado registrou 1,7%. No entanto, relembra Cristiano, a recuperação ainda não é difundida entre as atividades, já que seis setores estão abaixo do patamar pré-pandemia, e quatro, acima, considerando o comércio varejista ampliado.

Na passagem de fevereiro para março, seis das oito atividades apresentaram alta. Destaque para o desempenho de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e para outros artigos de uso pessoal e doméstico, com altas de 13,9% e 3,4%, respectivamente. Neste último, explica Cristiano, houve boa contribuição das lojas de departamentos. “As grandes varejistas começaram a ensaiar uma retomada das lojas físicas, com expansão principalmente no Nordeste e Norte, mas em todo o país”.


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