Vendas no varejo recuperam fôlego em janeiro e crescem 1,02%, diz índice Stone -

Vendas no varejo recuperam fôlego em janeiro e crescem 1,02%, diz índice Stone

Empresa começa neste ano a divulgar dados das vendas do varejo com base em seus clientes

Depois de um fim de ano em ritmo mais lento, as vendas do varejo voltaram a ganhar fôlego em janeiro, com crescimento de 1,02%, puxadas pelas compras de volta às aulas. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, indicador lançado agora pela empresa de adquirência.

O resultado positivo registrado no primeiro mês do ano reflete, principalmente, o mercado de bens de consumo. Dois segmentos se destacaram: o de papelarias e livrarias e o de tecidos, vestuários e calçados. Eles foram puxados pela normalização do calendário de volta às aulas, que sofria impactos desde a pandemia. O setor de papelarias e livrarias teve alta de 16,51% em relação a janeiro de 2022.

Já o de vestuário chamou a atenção por reverter uma trajetória de queda, com aumento de 10,36% no volume de vendas do período analisado, após quedas de 5,14% e 2,87%, respectivamente, em novembro e dezembro do ano passado.

O novo índice traz dados regionais, que demonstraram força no varejo. Dos 27 Estados, 18 registraram um início de 2023 positivo. Alguns dos destaques foram Espírito Santo (12,02%), Pará (9,03%), Paraíba (8,19%), Minas Gerais (6,77%), Santa Catarina (5,86%), Paraná (5,59%), Piauí (4,73%) e Bahia (4,55%).

Já os estados que apresentaram queda foram Rio Grande do Norte (4,73%), Rio Grande do Sul (3,19%), Sergipe (1,31%) e Rio de Janeiro (0,76%), além do Distrito Federal (4,16%).

Divulgado já na primeira quinzena de fevereiro, o objetivo é que Índice de Atividade Econômica Stone Varejo seja o primeiro indicador do varejo a ser publicado todos os meses, argumentam Calvelli e Vinicius Carrasco, economista-chefe da Stone.

Metodologia

O índice considera apenas as vendas em pontos físicos que passam pelas maquininhas da empresa. Hoje, a base de clientes da Stone super o marco de 2 milhões. No futuro, o objetivo é incluir também dados de vendas digitais.

A Stone vai utilizar a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar aos Estados Unidos. O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia, inicialmente, os seguintes segmentos:

  1. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
  2.  Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
    1. Hipermercados e supermercados (é um sub-segmento);
  3. Livros, jornais, revistas e papelaria;
  4. Móveis e eletrodomésticos;
  5. Tecidos, vestuários e calçados;
  6. Material de Construção.

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