VIES: Em março, desempenho do varejo brasileiro de autopeças voltou a mostrar recuperação -

VIES: Em março, desempenho do varejo brasileiro de autopeças voltou a mostrar recuperação

É o que mostra a pesquisa VIES – Variação nos Índices e Estatísticas, produzida a partir dos dados apurados pelos estudos semanais MAPA – Movimento das Atividades em Peças e Acessórios e ONDA – Oscilações nos Níveis de Abastecimento e Preços realizados pelo After.Lab, a empresa de inteligência de mercado com foco no Aftermarket Automotivo.

Redação Novo Meio [email protected]

O desempenho do varejo brasileiro de autopeças voltou a mostrar recuperação em março de 2023 quando comparado ao mesmo mês do ano passado, assim como havia ocorrido em fevereiro. É o que mostra a pesquisa VIES – Variação nos Índices e Estatísticas, produzida a partir dos dados apurados pelos estudos semanais MAPA – Movimento das Atividades em Peças e Acessórios e ONDA – Oscilações nos Níveis de Abastecimento e Preços realizados pelo After.Lab, a empresa de inteligência de mercado com foco no Aftermarket Automotivo.

Em relação à pesquisa MAPA, os gráficos abaixo mostram que a média nacional das vendas continuou negativa: -0,74%. No entanto, na comparação com março de 2022 houve significativa melhora, pois ano passado a queda registrada foi de -4,56%. A reposição dos estoques seguiu as vendas praticamente na mesma proporção: -0,76%. Apesar do resultado negativo, ainda houve ganho na comparação com as compras registradas em 2022, que caíram -3,86%. No que se refere aos dados apurados pela pesquisa ONDA, o abastecimento do varejo manteve a longa trajetória de queda em março de 2023: -5,51%. Apesar do resultado negativo, ainda houve ganho na comparação com o índice registrado ano passado, que apresentou quebra de -10,73%. Finalmente, o histórico de alta nos preços foi mantido, com expansão média de 3,93%. Assim como em todos os indicadores do estudo VIES, houve ganhos na comparação com março de 2022, quando o a percepção de alta entre os varejistas de autopeças de todo o Brasil ficou na média de 6,46%. Acompanhe nas plataformas digitais do Novo Varejo a atualização semanal dos resultados das pesquisas MAPA e ONDA, realizadas pelo After.Lab com varejistas de autopeças de todo o Brasil. Nas edições digital e impressa do NVA você fica sempre por dentro da comparação do mês corrente com o mesmo período de 2022 e 2021.


Notícias Relacionadas
Read More

Carros elétricos avançam no Brasil

No primeiro trimestre de 2023, obteve-se o melhor resultado da série, com 14.787 carros elétricos e híbridos vendidos no país. Isso representa um crescimento superior a 50% em comparação com o mesmo período do ano passado
Read More

Ford fechará fábrica na Índia

A decisão da Ford chega depois de ter lutado durante anos para conquistar os consumidores indianos e obter lucro. A montadora entrou na Índia há 25 anos, mas tem menos de 2% do mercado de veículos de passageiros.