VIES – Variação nos Índices Pré e Pós-Crise fevereiro 2022 x fevereiro 2021 -

VIES – Variação nos Índices Pré e Pós-Crise fevereiro 2022 x fevereiro 2021

Por Marcelo Gabriel – head do After.Lab [email protected]

Responda rápido: o que houve de similar entre os meses de fevereiro de 2021 e 2022? Alguns podem pensar que foram muito parecidos em número de dias úteis, de nossa convivência com a pandemia, e de não termos o hiato promovido pelo Carnaval.

Embora existam inúmeras controvérsias a respeito, o fato é que o Carnaval não é um feriado oficial. Trata-se de ponto facultativo em repartições públicas e de liberalidade das empresas. No Brasil o Carnaval serviu por muito tempo para marcar o início do ano, aquele momento em que as coisas começariam a funcionar.

O fato é que em muitos lugares esta realidade mudou e o ano começa realmente em 02 de janeiro. Nesta edição vamos apresentar os resultados comparativos das Pesquisas MAPA e ONDA, realizadas pelo After.Lab – empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Novo Meio, relativos aos meses de fevereiro de 2021 e 2022. Na edição de maio próximo, iniciaremos um novo tipo de análise, em que consideraremos três anos: 2020, 2021 e 2022, pois teremos os dados coletados em abril de cada ano. Cabe destacar que as Pesquisas MAPA e ONDA estão sendo realizadas de forma ininterrupta desde abril de 2020, e se tornaram o mais importante balizador dos movimentos e das tendências registradas junto ao varejo de autopeças. Todas as semanas são entrevistados uma centena de empresários e gestores nas lojas de autopeças em todo o Brasil para uma avaliação retroativa do desempenho semanal em relação à ruptura de abastecimento, variação nos preços pagos, desempenho em vendas e atividades de compras.

Você já deve ter acompanhado outras análises como a que vamos fazer aqui, mas sempre cabe um registro de como os gráficos a seguir devem ser interpretados. Sempre são apresentados dois gráficos: o da esquerda apresenta os dados relativos ao ano de 2021 e o da direita os dados do ano de 2022. No eixo horizontal estão representadas as regiões brasileiras (CO, NE, N, SE e S) bem como os dados agregados no âmbito país (BR). No eixo vertical está uma escala numérica, em percentual (%). As linhas verticais vermelhas representam respectivamente: a média das respostas no mês (bolinha vermelha) e a dispersão, em desviospadrão, nos limites superior e inferior da linha vertical. A linha tracejada azul representa a média Brasil e serve para comparação entre o desempenho de cada região. Dito isso, vamos aos resultados em cada uma das dimensões analisadas.

RUPTURA DE ABASTECIMENTO

Analisando o gráfico relativo à ruptura média no abastecimento no mês de fevereiro de 2021, nota-se que apenas as regiões Sul e Centro-Oeste apresentaram um desempenho melhor que a média brasileira (a escala apresenta valores negativos), enquanto a região Sudeste apresentou uma variação muito similar à variação nacional e as regiões Norte e Nordeste foram as que mais sofreram com abastecimento em fevereiro de 2021. Com relação a fevereiro de 2022, apenas a região Sudeste apresentou um desempenho superior à média do Brasil, enquanto todas as outras regiões apresentaram rupturas maiores, novamente com destaque para as regiões Norte e Nordeste.

VARIAÇÃO DE PREÇOS

Se em fevereiro de 2021 a média nacional da variação semanal de preços foi de 3,69%, em fevereiro de 2022 está média alcançou o valor de 4,90%, refletindo no comércio de autopeças as variações percebidas em outros segmentos da economia que se viu às voltas com o fantasma da inflação, que tanto dano causou à economia brasileira nos anos 1980. Se em fevereiro de 2021 apenas a região Norte registrou uma variação de preços inferior à média brasileira, lembrando que em fevereiro de 2021 foi a região que apresentou a maior quebra de abastecimento, enquanto as demais regiões acompanhavam a tendência nacional, em fevereiro de 2022 apenas a região Sul não registrou aumentos de preços acima da média nacional, enquanto Sudeste e Centro-Oeste tiveram comportamento similar à média nacional, com as regiões Norte e Nordeste apresentando as maiores variações.

DESEMPENHO NAS VENDAS

Novamente chamamos sua atenção para o fato de que a escala apresentada no eixo vertical é negativa. Se em fevereiro de 2021 a variação média nacional nas vendas foi de quase 1% negativo, em fevereiro de 2022 ela foi de -3,53%, apontando uma queda de 2,53% quando comparados os anos. Se em 2021 a variação média das vendas nas regiões se comportou de forma muito similar à variação média nacional, em 2022 notamos uma variação média menor na região Norte e maior na região Sul, como apresentado no gráfico.

ATIVIDADES DE COMPRA

Este gráfico, das atividades de compras, quando comparamos os desempenhos entre as regiões nos meses de fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022 apresenta a variabilidade encontrada ao longo das pesquisas realizadas. A escala na linha vertical tem valores positivos e negativos, clara demonstração da dinâmica do nosso mercado e, especialmente no caso das atividades em compras, reflete a influências das outras três dimensões sobre a necessidade de reposição de estoque.

A média nacional das compras em fevereiro de 2021 foi de -1,16% enquanto em fevereiro de 2022 passou para -3,80%. Em 2021 a média na maioria das regiões se comportou de forma similar à média nacional, com destaque positivo para a região Sul e negativo para a região Nordeste. Já em 2022 manteve-se o destaque para a região Nordeste, com desempenho pior que a média nacional, incluiu-se a região Sul com desempenho pior que o Brasil, e as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste apresentando reduções menores que a média nacional, tendo a região Norte apresentado um aumento nas compras de 2,50%.

COMENTÁRIOS FINAIS

Sun-Tzu em seu livro “A Arte da Guerra”, escrito no século IV a.C., ensinou que matar o mensageiro não muda o teor da mensagem, e com pesquisas não é diferente. Se a pesquisa for realizada dentro de certos parâmetros metodológicos que são o padrão da indústria, os entrevistados tiverem o perfil correto, as questões forem consistentes e as respostas coletadas corretamente, o produto final tende a ser um retrato fiel da realidade do mercado, sem achismos ou idealizações.

Alguns analistas se recusam a acreditar nos resultados de qualquer pesquisa no momento em que os resultados obtidos não correspondam às suas expectativas ou visões de mundo. Se matar o mensageiro não muda o teor da mensagem, interpretar os resultados à luz da conveniência de seus interesses cria uma situação irreal, e como diz o dito popular: “a mentira tem perna curta”.

O mercado de reposição automotiva é bastante resiliente e com muita resistência a crises, mas não é imune aos sobressaltos da economia, às mudanças que ocorrem na sociedade e, acima de tudo, não está desconectado da realidade brasileira. Pensar diferente disso pode requerer algum tipo de conversa com profissionais da saúde mental.

QUER RECEBER MAIS ANÁLISES COMO ESTA TODOS OS MESES?

Então assine o Dossiê After.Lab-Varejo de Autopeças, um relatório analítico comentado que traz o resultado das pesquisas MAPA e ONDA do mês e o comparativo VIES, que avalia as movimentações anuais no mês de referência. O Dossiê After.Lab-Varejo de Autopeças é disponibilizado em formato impresso e em vídeo, exclusivo para assinantes. Para saber como assinar fale com [email protected]


Notícias Relacionadas