VIES - Variações no Índices e Estatísticas Fevereiro de 2021, 2022 e 2023 -

VIES – Variações no Índices e Estatísticas Fevereiro de 2021, 2022 e 2023

Pesquisa mostra que o desempenho do varejo brasileiro de autopeças em fevereiro de 2023 apresentou recuperação quando comparado ao mesmo mês do ano passado

Redação Novo Meio [email protected]

O desempenho do varejo brasileiro de autopeças em fevereiro de 2023 apresentou recuperação quando comparado ao mesmo mês do ano passado. É o que mostra a pesquisa VIES – Variação nos Índices e Estatísticas, produzida a partir dos dados apurados pelos estudos semanais MAPA – Movimento das Atividades em Peças e Acessórios e ONDA – Oscilações nos Níveis de Abastecimento e Preços realizados pelo After.Lab, a empresa de inteligência de mercado com foco no Aftermarket Automotivo.

Os gráficos abaixo revelam que, embora a média nacional das vendas tenha ficado negativa em -1,35% em fevereiro de 2023, o resultado ainda é melhor que aquele apurado no mesmo mês do ano passado, quando a oscilação da média nacional ponderada foi de -3,53%. Ao contrário das vendas, a reposição dos estoques oscilou positivamente em fevereiro último, com crescimento de 1,19%, índice bem melhor que o de -3,8% apresentado no mesmo período em 2021.

No que se refere ao abastecimento do varejo e à evolução de preços, fevereiro de 2023 também mostrou melhora na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os varejistas entrevistados para a realização da pesquisa ONDA continuam apontando a falta de determinados itens no mercado, o que tem mantido um cenário de desabastecimento desde o início da pandemia, ainda em 2020.

No entanto, o gráfico revela que fevereiro deste ano teve a menor quebra na comparação com 2022 e 2021, com média nacional ponderada de -5,08%. Da mesma forma que a falta de produtos vem mantendo uma constância na série histórica, a alta nos preços também não sofreu interrupção até o momento. Mas, assim como todos os demais indicadores que compõem o VIES, o resultado de fevereiro de 2023 foi o melhor do período em três anos, com inflação de 2,66% na média nacional ponderada.


Notícias Relacionadas