VIES – Variações nos Índices e Estatísticas de Outubro de 2020 a 2024 -

VIES – Variações nos Índices e Estatísticas de Outubro de 2020 a 2024

Os estudos são realizados pelo After.Lab, o núcleo de inteligência de negócios do aftermarket automotivo.
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Mensalmente, a pesquisa VIES – Variação nos Índices e Estatísticas, produzida a partir dos dados apurados pelos estudos semanais MAPA – Movimento das Atividades em Peças e Acessórios e ONDA – Oscilações nos Níveis de Abastecimento e Preços compara o desempenho das variáveis (abastecimento, preço, venda e compra) no varejo de autopeças, com o mesmo mês dos anos anteriores. Nessa edição, trazemos o termômetro para o mês de outubro de 2020 a 2024, no Brasil e em suas cinco regiões.

Os estudos são realizados pelo After.Lab, o núcleo de inteligência de negócios do aftermarket automotivo.

Brasil

Os níveis de abastecimento mantiveram-se deficitários em todos os meses de outubro, de 2020 a 2024. Em 2021, o abastecimento alcançou seu nível mais baixo: -12,75%, sendo o melhor desempenho alcançado em outubro de 2023, quando atingiu -4,99%. Em contraponto, o nível de preço desempenha uma trajetória relativamente oposta ao abastecimento: pico positivo em 2021 (7,95%) e pior desempenho em 2023 (1,79%).

Quanto aos níveis de compras e vendas, observamos que estes desenham trajetórias de desempenho parecidas, exceto em 2024, quando o nível de compras cai para -1,15% e o nível de vendas mostra leve melhora, 0,34%.

A análise de variância (ANOVA), disposta na tabela 1, serve para nos informar se os valores médios que são mostrados aqui realmente possuem diferença significativa. Assim, a significância apresentada na tabela 1 revela que somente o nível de compras não foi estatisticamente significativo, isto é, o desempenho médio das compras de autopeças ao longo dos meses de outubro de 2020 a 2024 é constante.

Centro-Oeste

Os níveis de abastecimento desempenharam valores negativos em outubro de todos os anos, com destaque para o pico negativo em 2021: -13,67%, com considerável recuperação em 2023 e novas quedas de desempenho nos anos seguintes. O nível de preço exibiu seu melhor desempenho em 2021 e o pior em 2023, comportamento parecido com o visto na abrangência nacional.

vendas e compras desenharam comportamentos parecidos, exceto em 2023, quando as compras tiveram pico positivo de 2,85%, decaindo no ano seguinte. Na análise da ANOVA, abastecimento e preço mostraram diferenças estatisticamente significantes.

Norte

Houve queda acentuada nos níveis de abastecimento em 2021 (-17,82%), sendo o menor nível observado entre todas as regiões, com recuperação em 2022 e 2023 e nova queda em 2024. Os níveis de preços aumentaram de 4,22% em 2020 para 8,10% em 2021, caindo para 0,42% em 2022, sendo este o pior resultado observado. As compras tiveram pico desempenho positivo em 2021 (8,5%), decaindo nos anos seguintes e fechando 2024 em 1,19%. De forma oposta, as vendas apresentaram seu melhor desempenho em 2024 (5%) e o pior no ano anterior (2023), quando foi observado -0,03% na média da variação. Na análise ANOVA, verificamos que vendas e compras foram constantes (sem diferença estatisticamente significativa ao longo dos anos).

Nordeste

O abastecimento exibiu comportamentos similares aos da região Norte, chegando a -13,95% em 2021. Apesar das seguidas recuperações nos anos seguintes, os níveis de abastecimento continuaram negativos, fechando 2024 em -6%. Os preços atingiram pico positivo de 9,36% em 2021 atingiram seu pior desempenho em 2023: 1,92%.

As vendas passaram por oscilações positivas e negativas entre 2020 a 2024, fechando este ano em -0,51%. As compras também mostraram percentual de desempenho variável ao longo dos anos, sendo que o pior desempenho foi em 2021, quando decaiu para -5,75% e o melhor no ano seguinte: 1,16%. Na análise ANOVA, exceto as vendas não apresentaram variações significativas (p<0,05).

Sul

Os níveis de abastecimento apresentaram um comportamento diferente do visto nas demais regiões e também em meses anteriores (trazidos nas análises VIES divulgadas anteriormente, mês a mês). Isso pois o pior desempenho foi visto em 2020 (-10,74%), seguido de anos de recuperação, fechando outubro de 2024 em -4,8%. Já o preço desempenhou comportamento parecido com as demais regiões, com pico positivo em 2021 (5,68%) e pior desempenho em 2023 (1,73%). Isso significa que em outubro de 2021 os lojistas de autopeças perceberam os preços 5,68% maiores, enquanto em 2023, esse aumento foi de 1,73%.

As vendas foram positivas em 2020 e decaíram para valores negativos nos anos seguintes, fechando 2024 e -0,84%. Os níveis de compras que exibiram resultados parecidos aos de vendas, quando o desempenho foi positivo em 0,95% em 2020 e negativo nos anos seguintes. Na análise ANOVA, somente o nível de compras não apresentou variações significativas (p < 0,05).

Sudeste

Os níveis de abastecimento mantiveram-se deficitários em todos os meses de outubro, de 2020 a 2024. Em 2021, o abastecimento alcançou seu nível mais baixo: -13,21%, sendo o melhor desempenho alcançado em outubro de 2022, quando atingiu -5,16%. Em contraponto, o nível de preço desempenha uma trajetória relativamente oposta ao abastecimento: pico positivo em 2021 (8,6%) e pior desempenho em 2022 (1,58%).

As vendas apresentaram valor percentual positivo somente em 2020, decaindo para valores negativos em 2021 (-4,31%) e recuperando-se nos anos seguintes, fechando 2024 em 1,28%. As compras, por outro lado, foram negativas em outubro de 2020 e 2021, sendo neste ano o seu pior desempenho (-4,44%), recuperando-se em 2022 e 2023 e sofrendo nova queda em 2024, -0,71%. Na análise de variância, vendas e compras não mostraram variações significativas, com um nível de confiança de pelo menos 5%.


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