Volkswagen aposta em consórcio de caminhões e muda nome no Brasil -

Volkswagen aposta em consórcio de caminhões e muda nome no Brasil

Montadora lidera o segmento com a marca MAN Latin America, que sai de cena na fábrica de Resende, no interior do Rio

Brasil Econômico

A MAN Latin America, marca à frente da unidade de fabricação de caminhões e ônibus da Volkswagen no Brasil, foi rebatizada. O novo nome é meramente a descrição literal para o inglês do que produz essa planta da montadora alemã instalada há 25 anos em Resende, no Estado do Rio: Volkswagen Truck & Bus.

Além disso, a venda de caminhões Volks deve ganhar em breve o estímulo financeiro do consórcio. A modalidade de financiamento tem crescido no país, mesmo durante a pandemia.

Essa unidade de negócios, que opera debaixo do guarda-chuva da Volkswagen Financial Services, não havia entrado no ramo de caminhões até aqui, inibida pela presença historicamente forte de linhas de financiamento oficiais.

A nova frente será a primeira a ser aberta dentro da parceria firmada entre a Volks e a Embracon Administradora de Consórcio, anunciada também ontem, em evento realizado em São Paulo.

Segundo o diretor executivo do braço financeiro da Volks, Rodrigo Capuruço, a administração dos consórcios da Volks passa à parceira. Nas estimativas dele, a expectativa é vender cerca de R$ 10 bilhões em cotas de consórcio nos próximos cinco anos.

O negócio ainda está sendo submetido ao crivo das autoridades competentes e, nas estimativas do presidente e um dos fundadores da Embracon, Guido Savian, a venda de novas cotas geridas sob a parceria deve acontecer a partir do segundo semestre e a absorção da carteira atual da Volks deve estar concluída ao longo dos próximos 12 meses.

Segundo Savian, 500 novos representantes comerciais serão contratados para se dedicar exclusivamente à parceria. Conforme o contrato de prestação de serviços celebrado entre as duas empresas, a Embracon administrará as cotas vendidas por ambas as forças de vendas, que continuarão atuando de maneira independente, e será remunerada por contrato. Não há exclusividade. A Embracon seguirá vendendo consórcios de outras marcas.


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