O setor de autopeças tem demonstrado força no Brasil. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o faturamento do segmento para todo o ano de 2024 é estimado em R$ 249,5 bilhões, um aumento de 0,4% em relação a 2023, quando o setor faturou R$ 248,4 bilhões. O último relatório da instituição mostra que o faturamento da indústria de autopeças sustentou crescimento real de 11,3% em fevereiro de 2024, comparado com janeiro.
O MIRA Transportes, grupo com 45 anos de atuação e líder no segmento de cargas fracionadas das regiões Sul e Sudeste para as regiões Centro-Oeste e Norte do país, acompanha esse crescimento, já que registrou um aumento de 104,7% nas cargas de autopeças transportadas neste ano (janeiro a junho). No período de 2024, foram movimentados 1.715.522 volumes, entre os principais produtos estão amortecedores, radiadores e faróis. O setor representa 15,39% das cargas movimentadas pelo MIRA, sendo um dos principais para a empresa.
“Somos especializados no transporte deste segmento, que é tão importante para a economia do Brasil. Percebemos os aumentos exponenciais que o setor alcança ano após ano e isso é sentido entre as cargas que transportamos. Dispomos de uma estrutura com diversas filiais pelo Brasil, que ajudam a escoar todos os insumos necessários para a produção de diversos tipos de veículos”, destaca Jansen de Jesus, Gerente Nacional de Vendas do MIRA Transportes.