Volvo quer instalar sensor a laser em todos os seus novos carros -

Volvo quer instalar sensor a laser em todos os seus novos carros

Equipamento permite que motorista tenha visão de 250 metros à frente na escuridão

Rueters

A Volvo Cars pretende instalar sensores a laser em todos os seus futuros modelos, em um esforço para reduzir em 20% os acidentes graves envolvendo seus veículos. Com isso, a montadora vai se tornar a primeira a lançar a tecnologia em toda a sua frota.

A próxima versão elétrica do utilitário esportivo XC-90, o principal modelo da companhia, contará com um sensor de “liDAR” que lhe permitirá ver “um pneu preto em uma estrada preta 120 metros à frente, ou um pedestre a 250 metros”, disse Jim Rowan, presidente da Volvo.

A utilização do sistema reduzirá as colisões em 9% e os acidentes fatais ou causadores de ferimentos em 20%, afirmou Rowan.

Rivais, entre os quais a Mercedes-Benz e BMW, anunciaram planos de usar sensores de “liDAR” em alguns modelos, à medida que as montadoras buscam incorporar recursos adicionais aos seus carros para ajudá-los a se diferenciar no competitivo segmento premium.

Embora os sistemas de “liDAR” sejam comuns em veículos autoguiados, poucos fabricantes de automóveis equipam carros de rua normais com eles, em parte devido ao custo.

O uso de sensores de segurança vai se tornar mais comum nesse segmento em razão sobretudo das exigências da União Europeia de que todos os automóveis tenham capacidade de frenagem de emergência se detectarem um objeto parado à frente.


Notícias Relacionadas