VW e Toyota ficam fora de acordo que acaba com venda de carros a combustão -

VW e Toyota ficam fora de acordo que acaba com venda de carros a combustão

Segundo porta-voz da Toyota, o mundo não está pronto para carros com emissão zero

Entre as pautas discutidas durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), que terminou na semana passada, estava o fim da emissão de gases poluentes pelos automóveis. Países, cidades e montadoras firmaram um acordo, proposto pelo Reino Unido, de encerrar as vendas de carros a combustão até 2040.

No entanto, entre as montadoras, não houve unanimidade. General Motors, Ford, Mercedes-Benz, BYD, Volvo e Jaguar Land Rover estão entre as empresas que pretendem encerrar a venda e produção de veículos a combustão até 2040. Já a Toyota e a Volkswagen estão entre as marcas que não concordaram com a proposta do Reino Unido. Em entrevista à Reuters, um porta-voz da marca japonesa disse que “o mundo não está pronto para carros com emissão zero”. Segundo ele, isso deve-se ao fato de que algumas regiões ainda não têm a infraestrutura necessária para implementar essa tecnologia.

“ […] em muitas áreas do Mundo, tais como na Ásia, África e Oriente Médio, ainda não foi estabelecido um ambiente adequado para promover o transporte com emissão zero total. […] Achamos que levará mais tempo para progredir. Portanto, é difícil para nós comprometermo-nos com a declaração conjunta nesta fase”, explicou o porta-voz.

A VW, praticamente, explicou a sua não colaboração da mesma forma, alegando que a adoção do carro elétrico “varia de região para região”. Herbert Deiss, presidente da empresa, acrescentou ainda dizendo que “faz sentido usar combustíveis sintéticos em algumas regiões, como a América Latina, em 2035”.


Notícias Relacionadas