Programação de envio de mensagens, respostas automáticas e acompanhamento de métricas se destacam na nova plataforma
Por Lucas Torres ([email protected])
Lançado mundialmente no último dia 18 de janeiro, o WhatsApp Business começa a se popularizar nas pequenas e médias empresas brasileiras com a proposta de estreitar suas relações com os clientes, bem como prospectar novos consumidores potenciais.
Vale dizer que, antes mesmo do lançamento da plataforma especializada para relações comerciais, as chamadas PMEs brasileiras já vinham utilizando o WhatsApp convencional como sua principal rede social e um dos canais prioritários no atendimento e no relacionamento com os consumidores.
Então, o que muda, na prática, com o Wpp Business? A nova plataforma permite que as empresas adotem uma abordagem mais profissional nessas relações ao se identificarem desde o princípio como uma conta comercial por meio de autenticação de perfil empresarial que traz descrição comercial, e-mail, endereço físico e website – informações relevantes que se tornam disponíveis para os clientes a partir do primeiro contato via rede social.
Além disso, diferente do Wpp comum, o usuário da versão comercial possui ferramentas para automatizar e classificar as mensagens, agendar o envio de textos, criar respostas automáticas e acompanhar métricas e estatísticas sobre as mensagens enviadas.
Todas as ferramentas mencionadas fazem com que o WhatsApp Business possa, de acordo com a Octadesk – startup especializada em desenvolver soluções de gestão de relacionamento com os clientes – ser utilizada para finalidades de:
- Marketing: com a criação e disparo de mensagens de promoções e novidades personalizadas e agendadas periodicamente.
- Customer Suport: disponibilizando um canal oficial para responder prontamente às dúvidas dos clientes
- Comunicação Interna: moderando grupos e conversas individuais para tratar de questões rápidas e objetivas com os colaboradores, evitando ruídos na comunicação empresarial.