ZEN comemora 62 anos com novas linhas de produtos -

ZEN comemora 62 anos com novas linhas de produtos

A atividade da empresa iniciou com a fabricação de peças para rádio e a partir de 1963 foram produzidos os primeiros impulsores de partida. Este produto mais tarde viria a ser o carro-chefe da empresa

A ZEN S.A., empresa brasileira da indústria automotiva, foi fundada em 1960 pelos irmãos Nelson e Hylário Zen, e em maio comemora seus 62 anos. A atividade da empresa iniciou com a fabricação de peças para rádio e a partir de 1963 foram produzidos os primeiros impulsores de partida. Este produto mais tarde viria a ser o carro-chefe da empresa.

Como pioneira na fabricação deste tipo de componente, a ZEN ganhou fama internacional ao longo dos anos e em 1976 realizou sua primeira exportação. Em 1986 iniciou o fornecimento a um fabricante original (OEM) de motores de partida, além de se firmar cada vez mais no mercado de reposição.

Nos anos que seguiram, a empresa obteve as ISOs (9000, 9001, TS 16949), implementou o programa TQM (Total Quality Management) e incorporou novas linhas de produtos ao portfólio, como polias de alternador, tensores, kits de distribuição, mancais e planetárias. Mais recentemente, lançou os motores de partida, alternadores e rolamentos para o mercado de reposição latino-americano.

 “O objetivo agora é estar à frente do mercado em portfólio em todas as linhas de produto que atuamos, com a qualidade ZEN que já é reconhecida mundialmente. A empresa cresceu 6% em 2020, 38% em 2021 e crescerá pelo menos 20% em 2022. A nossa principal estratégia está na diversificação de mercados, produtos e segmentos. Com 50% da sua receita provinda da exportação e 50% do mercado doméstico, além de 65% do mercado de reposição e 35% do mercado original, a empresa está bem posicionada para continuar crescendo globalmente”, comenta Cesar Tiago Nisch, Gerente de Vendas IAM.

Hoje a ZEN conta com aproximadamente 900 colaboradores e mais de 3.000 part numbers para o mercado de reposição e original. Para 2022/23, a previsão da empresa é lançar pelo menos três novas linhas de produto, investindo em ampliação de portfólio para fortalecer ainda mais a marca ZEN no mercado de autopeças.


Notícias Relacionadas