Depois de um período intenso de trabalho, o colaborador chega faminto ao refeitório. A comida tem cara e cheiro para lá de convidativos. Seria a hora, talvez, de encher o prato de uma vez com tudo que tem direito, mesmo que esteja além do possível de se consumir. Certo? Ao menos no ambiente de trabalho da Zen, a resposta é: errado.
Há mais de 15 anos, a empresa radicada na cidade de Brusque (SC) possui um projeto de conscientização dos colaboradores sobre o desperdício de alimentos. Denominada ‘Prato Solidário’, a campanha desafia os colaboradores a desperdiçar o menos possível durante as refeições no restaurante industrial. A prática é simples: pegar a quantidade de comida a qual se tem certeza que aguentará comer e, caso a fome persista ao final do primeiro prato, repetir de acordo com o tamanho da fome.
Ao final do ano, caso os colaboradores atinjam a média diária de até 10 gramas de desperdício por pessoa, a Zen doa 300 quilos de alimentos divididos entre duas instituições de caridade escolhidas pelos próprios funcionários.
Caso os colaboradores da empresa ultrapassem um pouco a meta de 10 gramas – chegando à média de 15 gramas diários –, a Zen SA doa 150 quilos de alimentos para uma instituição selecionada.
O braço social da empresa catarinense, no entanto, não para por aí. Com o programa ‘Natal Solidário’, a Zen incentiva anualmente um grupo de colaboradores voluntários a arrecadar presentes para crianças da região e, junto à comunidade, promove um evento para a entrega dos presentes, com Papai Noel, lanches, brincadeiras e muita diversão.
Além das campanhas propriamente ditas, a indústria tem um extenso calendário de atividades que visa a oferecer a combinação de saúde, bem-estar, desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
Entre as atividades estão incluídos projetos como: ‘Academias’, no qual a empresa oferece descontos especiais para que os colaboradores e seus familiares possam se exercitar; ‘Idiomas’, que incentiva colaboradores e familiares aprender um novo idioma em escolas conveniadas; ‘Sabor e Saúde’, que dá a oportunidade aos funcionários de terem atendimento quinzenal e personalizado com nutricionistas visando à reeducação alimentar; e o ‘Universidades’, oferecendo condições de desconto para que os colaboradores possam ingressar em cursos de Graduação e Pós-Graduação em instituições parceiras.
A imagem abaixo mostra outros projetos apoiados pela empresa:
Orgulhosa, a gerente de RH da Zen, Schirlei Freitas, afirma que os projetos de responsabilidade social fazem parte do planejamento geral anual da empresa e conta com uma equipe especializada para propor e avaliar projetos na área. “A preocupação com o social está no DNA dos fundadores da empresa. Eles sempre deram uma ênfase muito grande não apenas para ações filantrópicas que possam contribuir para instituições de caridade e pessoas em estado de vulnerabilidade, o que acho fundamental. Mas também ações sociais voltadas para o desenvolvimento do próprio corpo de colaboradores”, afirma, antes de encerrar com um dado importante:
“Não a toa fomos eleitos uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no país”.