A ZF nasceu oficialmente há 103 anos graças à genialidade do Conde Ferdinand Von Zeppelin, que criou o famoso dirigível Zeppelin. Em 2018, completa 60 anos no Brasil, país em que inaugurou sua primeira planta fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo. Lá iniciou atividades fornecendo a transmissão do DKW, um dos automóveis pioneiros da indústria automotiva nacional. “A ZF foi uma das poucas multinacionais de autopeças que participou ativamente de todo processo de instalação, desenvolvimento e expansão da indústria automotiva brasileira. No Brasil, a empresa vem evoluindo, inovando e crescendo acompanhando e suprindo o ritmo e demandas dos seus clientes”, afirma Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul.
Em seis décadas, a ZF expandiu portfólio, inicialmente produzindo componentes mecânicos para atender integralmente as demandas da indústria automotiva. Hoje, a empresa não apenas acompanha as novas tendências globais – como direção autônoma, eletromobilidade e conectividade – como também mostra caminhos e abre novas possibilidades por meio de suas constantes pesquisas e inovações. “Nossa meta também é trazer a transformação para dentro de casa, aplicando os conceitos da quarta revolução industrial, respeitando acima de tudo nossos colaboradores e preparando-os para essa nova realidade, mas também contribuindo para levar essas mudanças para clientes e sociedade, com foco em uma nova mobilidade”, explica Bricio. A atuação no aftermarket também se destaca, Na América do Sul, está presente com as marcas Lemförder (componentes de suspensão e direção para veículos comerciais), Sachs (embreagens para veículos comerciais e de passeio), TRW (freios, direção, suspensão e amortecedores com foco maior em veículos de passeio) e ZF (peças de transmissão e eixos para veículos comerciais, agrícolas e de construção).