A ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, protocolou em 26 de julho, no IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, proposta de implantação do programa Descarte Consciente Abrafiltros, cumprindo o prazo regulamentar para a entrega do documento. “O Programa Descarte Consciente Abrafiltros, desenvolvido e gerenciado pela associação, atende as legislações ambientais que têm incluído os filtros do óleo lubrificante automotivo nas regulamentações estaduais de logística reversa”, explica João Moura, presidente da Abrafiltros, acrescentando que o programa já contabilizou mais de 11 milhões de filtros reciclados até junho de 2018, desde 2012 quando foi implantado, inicialmente, no estado de São Paulo, seguido pelo Paraná e Espírito Santo. No Mato Grosso do Sul, a Resolução SEMAGRO 643/2017 incluiu os filtros de óleo lubrificante automotivo na logística reversa, definindo prazos para o envio inicial da Proposta de Adesão e posterior apresentação da Proposta de Implantação, conforme estipulado na Resolução SEMADE Nº 33/2016 aos demais setores envolvidos na logística reversa. As metas de reciclagem são gradativas e estão sujeitas à aprovação pelos órgãos ambientais, no prazo máximo de seis meses. Em seguida, serão realizadas as tratativas jurídicas para o contrato de coleta com a empresa EcoSupply, vencedora da concorrência, e do Termo de Compromisso a ser celebrado com a SEMAGRO e o IMASUL. O programa tem início previsto para o primeiro trimestre de 2019, a depender das tramitações legais.
Notícias Relacionadas
Volkswagen alega ‘estagnação do mercado’ e suspende produção em três fábricas
Empresa diz que medidas estão previstas em acordo coletivo firmado com o sindicato; GM, Hyndai e Renault também vão parar produção
Christiane Benassi
Intenção de consumo das famílias sobe pelo terceiro mês seguido em São Paulo, mostra FecomercioSP
Avanço positivo foi encabeçado principalmente pela perspectiva de emprego, que subiu 5,9% em relação a outubro
Editor
FGV: atividade econômica cresceu 1,7% no 1º trimestre
Dados são do Monitor do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). De acordo com o coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Considera, o desempenho positivo na comparação com o trimestre anterior surpreendeu, embora mostre a fragilidade do crescimento na comparação mensal, em decorrência da pandemia de covid-19.
Christiane Benassi
Até abril, foram abertas 808 mil empresas no país
O número, divulgado pelo Ministério da Economia, representa alta de 11,5% em relação ao último quadrimestre de 2021
Christiane Benassi