Bicicletas e patinetes demonstram intensificação da economia compartilhada no âmbito da mobilidade -

Bicicletas e patinetes demonstram intensificação da economia compartilhada no âmbito da mobilidade

As principais capitais brasileiras, bem como algumas cidades interioranas de grande porte, têm experimentado uma vasta expansão das ofertas de mobilidade alternativa por meio de bicicletas e patinetes.

A Yellow, um dos principais players nesse cenário, iniciou suas atividades no país em agosto de 2018, começando pela capital de São Paulo, e hoje já está presente em dez cidades brasileiras com planos agressivos de expansão para a América Latina.

A reportagem do Novo Varejo conversou com o diretor de Relações Públicas da empresa, Ricardo Kauffman, sobre sua percepção na mudança de comportamento do cidadão brasileiro em relação à mobilidade, bem como em relação a indicadores atuais da operação da Yellow no país e no continente americano, nesse caso por meio da parceria com a mexicana Grin.

 Vocês acreditam que a boa adesão do cidadão às opções de mobilidade da empresa indicam uma mudança cultural profunda no conceito de mobilidade que pode, em algum tempo, vir a se traduzir também para o âmbito dos automóveis – em um cenário em que os carros serão vistos como algo para ‘se usar’ e não para ‘se ter’?

Sim, com certeza. Temos acompanhado alguns comportamentos sociais que também têm impulsionado o uso das bikes e dos patinetes, como a cultura urbana, em que conhecer e viver a cidade passa a interessar muito mais às pessoas, assim como a busca por uma vida mais saudável, sustentável e ativa. Há hoje ainda uma nova relação de status, o que tem feito os jovens dispensarem o sonho do carro próprio e apostar nos modais alternativos.

 

A Yellow percebe alguma diferença no comportamento do cidadão/consumidor das capitais para as cidades do interior?

A demanda pelo serviço oferecido pela Yellow é maior em cidades que enfrentam a problemática do trânsito, em que a mobilidade urbana esteja comprometida, sejam elas capitais ou não. Infraestrutura que facilite a operação, como ciclovias, também é um diferencial importante para o sucesso do serviço de compartilhamento de bikes e patinetes em determinada cidade, assim como a topografia plana e o alto índice de habitantes para que o compartilhamento se justifique.

  

Quais indicadores podem exemplificar a expansão da Yellow nas cidades brasileiros nos últimos meses?

A Yellow começou em agosto de 2018 e em quatro meses de operação, inicialmente em São Paulo, já provocou mais de 1 milhão de corridas; mais de 5 milhões de quilômetros percorridos; mais de 101 milhões de calorias queimadas e mais de 1.000 toneladas de CO² a menos poluindo o meio ambiente. Estamos presentes hoje em dez cidades brasileiras e com plano de expansão agressivo para a América Latina. Vale lembrar, no entanto, que juntas, as companhias Yellow e Grin contam atualmente com mais de 135 mil patinetes e bikes em sete países, já realizaram 2,7 milhões de viagens em apenas seis meses e contam com 1,1 mil funcionários. O plano de curto prazo é mais do que dobrar a frota, além de ampliar ainda mais as ofertas e expandir para outros pontos da América Latina nos próximos meses.


Notícias Relacionadas
Read More

Venda das associadas à Abeifa recuam 8,6% em novembro

Foram emplacadas 1.865 unidades em novembro contra 1.597 veículos em outubro. Comparadas a novembro de 2020, porém, licenciamentos registram queda de 26,1%. Os emplacamentos da produção nacional, por outro lado, amargaram forte queda de 17,2%: foram 3.899 unidades ante as 4.711 unidades de outubro