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A startup paulista está infundindo inteligência de dados no mercado de autopeças para criar um banco de dados que conecta oficinas mecânicas e revendedores a fornecedores de peças automotivas. Usando tecnologia proprietária de identificação de peças, as lojas podem encontrar os itens corretos para seus clientes, reduzindo assim os custos e o desperdício de peças incorretas.
Desde que a empresa começou em 2020, acumulou mais de 200 fornecedores e 1.000 mecânicos usando a plataforma, que oferece mais de 600.000 itens em um estoque virtual, Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, disse ao TechCrunch.
Faria e o co-fundador André Simões começaram a Mecanizou durante a pandemia global depois de ver que os serviços mecânicos eram considerados uma atividade essencial. Eles conversaram com mais de 70 mecânicos para aprender como eles operam e quais eram seus problemas para consertar carros. O que eles descobriram foi que existe uma vasta cadeia de suprimentos envolvida, mas ela não evoluiu digitalmente.
Funciona assim: O mecânico digita o número de identificação do veículo, a placa do carro e o nome das peças e o Mecanizou responde com as peças, código e o preço. Os mecânicos podem fazer uma compra com um clique e receber as peças em uma hora.
Atualmente, a empresa atua na região norte de São Paulo. No início de 2022, a Mecanizou fechou com uma rodada inicial de $ 4 milhões, após a qual seu crescimento decolou – 70% mês a mês, com a empresa crescendo em receita 10 vezes em 2022, de acordo com Faria.
Em busca de conquistar mais mercado – Faria disse que o mercado brasileiro de autopeças de reposição tem mais de 120 mil oficinas mecânicas e 40 mil fornecedores – é meta dele e da empresa expandir para outras regiões da cidade, incluindo ABC e Guarulhos, até o final do ano.
Para isso, a empresa buscou uma nova rodada de captação em agosto passado, fechando em novembro US$ 14,5
milhões (R$ 76 milhões) em financiamentos Série A, liderados pela Monashees. A empresa foi acompanhada por Alexia Ventures, FJ Labs e Dalus Capital. A empresa já arrecadou US$ 18,5 milhões no total, incluindo uma rodada inicial de US$ 4 milhões encerrada em janeiro de 2022.
Além da expansão para outras cidades, a nova capital permitirá à empresa focar em tecnologia e desenvolvimento de produtos e passar a entregar peças por conta própria.