Centro Automotivo: O que é? Como funciona? Quando levar seu carro?

Centro automotivo: Quando levar seu carro neste estabelecimento?

O centro automotivo ou autocenter são grandes aliados dos motoristas na hora de fazer um check-up preventivo do veículo.
O centro automotivo ou autocenter oferece diversos tipos de serviço de reparação e manutenção de automóveis

Muitos confundem uma oficina mecânica com um centro automotivo, acreditando ser apenas sinônimos para um mesmo tipo de estabelecimento. Na verdade, não. O centro automotivo (ou autocenter) prima pelos serviços de check-up e manutenção, normalmente procurados pelos próprios motoristas dos veículos. Além disso, podem ter outro tipos de serviços, como venda de pneus, aditivos, troca de óleo, alinhamento e balanceamento.

Na definição geral, o centro automotivo é um local onde se pode encontrar vários serviços e agregados automotivos, facilitando o tempo de procura do consumidor. Esse tipo de estabelecimento têm equipamentos específicos e profissionais para a realização dessas tarefas.

Quando ir a um centro automotivo invés de uma oficina?

Diferentemente de muitas oficinas, o auto center costuma ter serviços mais variados, como soluções elétricas, mecânicas, borracharia, entre outros. Os estabelecimentos desse tipo costumam ser especializados na prevenção e na busca por problemas no seu veículo. Check-up ou manutenção? Um auto center é o mais recomendado para o automóvel.

Como encontrar um bom autocenter?

  • Pergunte a um amigo ou parente sobre um centro automotivo de confiança.
  • Pesquisar o preço e conhecer mais de estabelecimento do tipo também é um bom medidor de atendimento.
  • Peça um orçamento formal, listando as tarefas que serão realizadas e seu valor: peças com defeito e mão de obra do profissional.
  • Para ter certeza, confira o Manual do Proprietário. Com ele, você irá conhecer mais sobre seu próprio carro, evitando ser passado para trás.
  • Todo trabalho desse tipo tem garantia legal de três meses.
  • Se após a realização dos serviços, os problemas não forem solucionados dentro do prazo de garantia, o consumidor tem direito a sua re-execução sem custo adicional, à restituição imediata da quantia paga atualizada monetariamente, ou abatimento proporcional do preço.
  • Conferir se o centro automotivo tem o certificado do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), acreditado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Serviços que você pode encontrar em um centro automotivo

A manutenção preventiva, o check-up, do seu veículo é uma atividade corriqueira em um centro automotivo (autocenter)
  • Pressão dos pneus

Os pneus devem estar em condições boas e com a quantidade de gás indicada pela montadora do seu veículo para que você prossiga ao seu destino com muita segurança. O ideal é que verificar a pressão dessa parte do seu veículo semanalmente, porém, o prazo pode variar conforme você usa a sua máquina.

  • Verificação das lanternas

Falhas nas lanternas externas e internas são comuns. A verificação visual regular delas é muito importante, principalmente das que servem para sinalizar mudança de faixa, freio e outras ações primordiais de um veículo na estrada. Caso surja a dúvida, não duvide em ir até um profissional de um centro automotivo.

  • Nível de carga da bateria

Dependendo do uso do veículo, o tempo de durabilidade da bateria varia. Por isso, é importante fazer o teste de carga para saber quanto tempo de vida útil o componente ainda possui. Alguns problemas também podem ter descarregado a peça, então um outro teste é necessário para descobrir se é preciso adquirir uma nova bateria.

  • Filtros

Os filtros de ar, de ar condicionado, de combustível e de óleo são essenciais para o veículo não ter problemas em sua performance, mas também em ajudar o motorista e os passageiros a manter a saúde, evitando que a poluição dos componentes traga problemas no futuro. É muito importante respeitar o período de troca dessas partes do veículo para não ter dor de cabeça.

  • Nível do óleo de diversos componentes

Óleo do câmbio, do diferencial, do motor e de direção são muito importantes para o bom funcionamento do seu automóvel. Tenha muito atenção a esses itens na hora de fazer um check-up de manutenção preventiva.

  • Palhetas do pára-brisas e outros componentes relacionados

As palhetas do para-brisas são itens de segurança essenciais em meio à chuva, já que ajuda o motorista a ter uma melhor visibilidade do estado da estrada, o que evita muitos acidentes de trânsito. Outro componente importante relacionado é o espirrador de água, que em conjunto com a palheta ajudam a limpar o vidro do veículo. Garante que essas partes estejam em bom estado, com borrachas novas, não-ressecadas, e o reservatório de água cheio para o espirrador funcionar sem problemas.

  • Tabela para verificar quando ir a um centro automotivo:
Item ou serviçoFicar de olho para uma possível troca
Alinhamento dos pneus10 a 20 mil km
Correia do alternadorJunto com a correia dentada
Correia do compressor do ar-condicionadoJunto com a correia dentada
Correia dentada40 mil a 100 mil km, média de 60 mil km
Correia poly-v (bomba d’água)Junto com a correia dentada
Filtro de arJunto com a troca de óleo
Filtro de cabine (antipólen)Uma vez ao ano
Filtro de combustível20 mil km
Filtro de óleoSempre que trocar o óleo
Fluido das transmissões60 a 100 mil km ou 2 a 4 anos
Fluido de freio (óleo do freio)Seis meses a um ano
Limpeza do ar condicionadoUma vez ao ano
Limpeza do sistema de arrefecimentoQuando trocar o líquido de arrefecimento
Líquido de arrefecimentoA cada dois anos
Óleo lubrificanteDe 5 mil a 15 mil km
Pneus5 anos
VelasDe 15 mil a 100 mil km

Grandes redes de autocenter pelo mundo

Já que você viu qual é a diferença entre um centro automotivo e uma oficina que tal conhecer os grandes nomes desse setor? Diversas marcas que ultrapassam fronteiras e tem presença nos quatro cantos do mundo! Confira a lista!

Conheça as grandes redes de autocenter (centro automotivo) pelo mundo. Uma delas é o Bosch Car Service.

Bosch Car Service
Com mais de 16.500 oficinas qualificadas, a Bosch Car Service é uma das maiores redes de serviço do mundo. Parte do conglomerado alemão de destaque no meio automotivo, a primeira unidade foi fundada em 1921, na Alemanha. Hoje, o estabelecimento da marca que fez fama no aftermarket está presente em mais de 150 países. 50 milhões de veículos são atendidos pela franquia durante o ano por cerca de 90 mil funcionários ao redor mundo.

Eurorepar Car Service
Criada em 2003 pelo Grupo PSA, da França, do qual fazem parte as montadoras Peugeot e Citroen, a franquia de centros automotivos está espalhada por 26 países da Europa, América do Sul, América Central, Ásia e África. Com uma das maiores abrangências desse mercado, com 5.000 autocenters, o objetivo da Eurorepar é cobrir 90% da frota de veículos com mais de três anos, além de alcançar 10.000 estabelecimentos no ano de 2023.

Centro Automotivo Porto Seguro
De propriedade da seguradora brasileira Porto Seguro, os Centro Automotivos Porto Seguro estão localizados em diversas regiões do Brasil à disposição de segurados e não segurados para realizar manutenções preventivas e corretivas. São mais de 300 estabelecimentos da empresa nacional.

Firestone Complete Auto Care
Sem presença no Brasil, a Firestone Complete Auto Care é de propriedade da marca de pneus norte-americana Firestone. Em funcionamento desde 1926, a série de estabelecimentos que atendem o público dos Estados Unidos contam com 1.600 franquias. A rede não é especializada apenas em pneus, todo o tipo de serviço ligado ao carro pode ser feita em um Firestone Complete Auto Care.

Pep Boys
Fundada em 1921, na Filadélfia, nos Estados Unidos, a Pep Boys vende autopeças e acessórios para automóveis e opera centros de serviços com mais de 800 locais nos Estados Unidos e Porto Rico. Eles oferecem descontos, realizam vendas regularmente e fornecem serviços gratuitos para associados como recompensa.

Midas
Em 1956, a Midas, acrônimo de Muffler Installation Dealers’ Association Service, surgiu no estado norte-americano da Georgia, na cidade de Macon. Eles possuem cerca de 1.300 localizações nos Estados Unidos, incluindo estabelecimentos próprios e franquias.

NAPA Auto Care Center
A National Automotive Parts Association (NAPA), também conhecida como NAPA Auto Parts, fundada em 1925, é uma cooperativa de varejistas americanos que distribui peças de reposição automotiva, acessórios e itens de serviço na América do Norte.

Os NAPA Auto Centers atendem veículos que necessitam de manutenção de rotina e / ou reparo automático. Eles têm uma extensa rede de mecânicos independentes disponíveis para atender veículos em todo o país, todos apoiados por uma garantia de 24 meses.

Blade Auto Center
Fora do eixo Américas e Europa, o Blade Auto Center é um dos maiores players do continente asiático. Fundado em 2004, a loja domina o mercado nas Filipinas com mais de 50 estabelecimentos por todo o país do Sudeste Asiático.

Quero abrir um!

Já pensou em abrir um centro automotivo (autocenter)? Confira as dicas para não se dar mal nesse negócio!

Acredita que seu negócio deva ser um centro automotivo? Como você viu em exemplos anteriores, muitos players nesse mercado foram bem-sucedidos e têm uma marca bem estabelecida na mente dos consumidores. Mas agora, como começar do zero? Siga passos simples para atender com excelência seus futuros clientes.

Antes de mais nada, avalie a concorrência

Entenda o funcionamento de outros centros automotivos. Que tipo de equipamentos e profissionais estão disponíveis nesse tipo de loja? Faça um julgamento do local onde deseja abrir o estabelecimento e sobre sua área de concorrência. Você pode não prever o futuro do seu negócio, mas precisa estar preparado para lidar com os obstáculos até o sucesso.

Marketing

Não basta ter um bom serviço com excelentes profissionais se poucos sabem da existência do seu centro automotivo. A excelência no atendimento já é um excelente marketing, mas não basta. Invista em mídias sociais e também no visual da loja. Torne o lugar algo agradável aos olhos dos consumidores, inovando na decoração e mantendo a limpeza do local.

Fidelização

Sempre quando um consumidor visitar seu auto center, explique para ele com todos os detalhes o status do automóvel dele. Dê dicas de manutenção e outras informações preciosas. Ele vai te agradecer e você irá conquistar a confiança do consumidor pelo atendimento atencioso.

Sete equipamentos indispensáveis para Centros Automotivos 

1) Scanner Automotivo

Os tempos nos quais o mecânico de carros exibia toda sua sabedoria e experiência ao, quase como um músico, utilizar seu ‘ouvido absoluto’ para identificar possíveis problemas a partir do ronco do motor podiam até ser intrigantes, mas estavam longe de ter a precisão e a eficiência proporcionada pela tecnologia de um scanner automotivo.

Ao receber e impulsionar, em tempo real, todos os parâmetros operacionais de injeção eletrônica do veículo, o equipamento recebe informações diversas a respeito de seu funcionamento, do consumo de combustível, do desempenho e da emissão de poluentes.

Seu painel identifica possíveis erros nos mais variados componentes do veículo e informa ao profissional da reparação, inclusive, qual é a peça que está envolvida com aquela falha.

“É possível também fazer a leitura do funcionamento do motor, verificar medidas como temperatura da água, temperatura do ar admitido, leitura da sonda lambda, entre outros sensores do motor. Essa leitura se é conhecida como modo contínuo. É interessante frisar que as informações são dadas de acordo como são interpretadas pelo Scanner”, explica o blog da Mix Auto – uma empresa híbrida, que mescla os serviços de comércio de autopeças e reparação de automóveis.

Para o cliente, a utilização do Scanner Automotivo reduz o risco de agravamento do dano existente e de possíveis efeitos colaterais dele decorrente em outros ítens do carro – ao passo que torna a detecção do problema mais veloz e precisa. Além disso, diminui o custo da reparação ao diminuir o risco de realização de trocas desnecessárias de peças em bom estado.

Para a empresa reparadora, o equipamento propicia maior qualidade na prestação do serviço e mais agilidade na execução, o que, por conseguinte, diminui o tempo de estadia daquele automóvel no centro automotivo e as horas gastas pela mão de obra, agilizando a disponibilidade para o fechamento e execução de outros serviços.

2) Elevador Automotivo

A dificuldade para se reparar um automóvel operando em um espaço estreito ao se colocar deitado, embaixo do veículo, é significativamente maior do que simplesmente levanta-lo a uma altura que forneça espaço para uma observação confortável de sua parte inferior.

Essa maior facilidade não apenas influencia no conforto do profissional de reparação e na velocidade da execução do serviço, como minimiza de maneira substancial a possibilidade de erros na execução de reparos.

O conserto de componentes como escapamento, câmbio e motor são alguns exemplos de serviços cuja utilização do elevador automotivo é praticamente indispensável.

3) Rampa de alinhamento

As rampas são utilizadas na hora de se realizar o alinhamento das rodas dos automóveis oferecendo maior segurança do que as ultrapassadas valetas – ao possuir um sistema de travamento automático capaz de evitar possíveis instabilidades do automóvel.

Mais do que isso, porém, elas são fundamentais também na organização do ambiente – dispensando a construção de valetas e, por serem pré-moldadas, necessitem apenas de fixação no piso, fixação da barra entre as plataformas e as conexões pneumáticas.

4) Alinhadores 3D

Equipamentos modernos e de alta tecnologia, os alinhadores 3D tem como função realizar o alinhamento com precisão e velocidade de automóveis dos mais variados portes – permitindo grande precisão e agilidade nas medições de camber, KPI, centralização de volante e convergência.

Eles nem sequer necessitam do uso de cabo de comunicação – aumentando ainda mais a agilidade na leitura a partir de imagens de alta definição – podendo ser combinado com rampas de alinhamento em Centros Automotivos.

Solução ‘ouro’ do mercado no âmbito para a prática, o alinhador 3D conta ainda com impressora e computador de última geração.

5) Desmontadora ‘mão amiga’

O equipamento conhecido como ‘desmontadora mão amiga’ faz o papel quase literal de um ‘funcionário adicional’ no estabelecimento – tendo como principal função oferecer mais segurança e efetividade durante a montagem de rodas de liga leve.

Como uma ‘mão auxiliar’, ela permite que o reparador permaneça com ambas as mãos livres para realizar a rotação do pneu – otimizando o tempo operacional da ação e preservando a ‘qualidade da atuação’ do profissional, permitindo-o se manter focado boa execução de seus gestos técnicos ao se ver livre de boa parte do esforço físico que seria exigido pela tarefa sem a ‘mão amiga’.

O equipamento acompanha ainda um filtro-lubrificador destinado à proteção do conjunto pneumático, além de um calibrador manual de pneus que permite a operação de calibragem na própria desmontadora e espátula para procedimento de desmonte.

6) Balanceadora computadorizada

Com a função de detectar diferenças de pesos na roda do veículo, as balanceadoras de rodas computadorizadas são fundamentais para aumentar o nível de segurança do veículo ao permitirem um ajuste ‘cirurgico’ da estabilidade do automóvel em cenários de curvas e alta velocidade.

Rodas desbalanceadas aumentam de maneira importante as possibilidades de perda do controle do veículo e a ocorrência de acidentes – por conseguinte.

“Como a balanceadora de rodas computadorizada faz a leitura de forma totalmente digital, todas as medições e ajustes são mostrados numa tela de display simples e intuitiva, que pode ser operado por pessoas sem muito conhecimento técnico”, destaca o blog da Engecass, empresa especializada em equipamentos automotivos – que acrescenta.

“Enquanto o balanceamento de rodas tradicional é feito de forma manual e requer um profissional experiente, que ainda assim só é capaz de fazer o balanceamento estático (parte externa) da roda, o balanceamento computadorizado permite um procedimento muito mais rápido, limpo e assertivo dentro do Centro Automotivo”.

Analisando as 5 dicas do Sebrae para a montagem de um Centro Automotivo

Principal órgão de auxílio a micro, pequenos e médios empreendedores brasileiros, o Sebrae montou uma lista com os cinco principais conselhos para aqueles que desejam investir em seus próprios negócios a partir da via da reparação automotiva.

Neste tópico, não apenas traremos cada uma dessas dicas – como discutiremos cada uma delas a partir da ótica de observação do valor revolucionário dos Centros Automotivos no segmento, contextualizando algumas das dicas com o atual estágio de evolução desses estabelecimentos complexos e tecnológicos.

Comecemos:

1) Conte com o auxílio de uma linha de financiamento

“Muitas vezes, o empreendedor precisa de auxílio financeiro para começar o próprio negócio. Por isso, procure bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento para iniciar a aquisição do equipamento e maquinário necessários para a construção da sua oficina”, aconselha o Sebrae.

Comentário: sem dúvida nenhuma a maior complexidade dos equipamentos necessários para a montagem de um Centor Automotivo contemporâneo aumenta os valores a serem investidos pelo empreendedor, de modo que a busca por ‘vias de apoio’ para a equipagem do negócio se torna cada vez mais urgente.

Outra via interessante é realizar o investimento a partir de franquias – que já oferecem equipamentos, ferramentas e layouts padronizados por um preço fixo, muitas vezes menor do que o necessário para a montagem de uma empresa ‘independente’.

2) Invista em tecnologia automotiva

“Considere ainda o fato de sua oficina mecânica também precisar de investimento em tecnologia. A eletrônica embarcada nos automóveis exige cada vez mais especialização. Utilize equipamentos adequados, como scanners automotivos, para rastrear e diagnosticar esses elementos dos automóveis, como o módulo de injeção eletrônica, por exemplo”.

Comentário: este item está em confluência perfeita com o primeiro. Não há – no momento – possibilidade de se montar um Centro Automotivo realmente competitivo sem contar com a tecnologia adequada. Lembre-se: investimento não é gasto. Pelo contrário, é a via mais segura para o sucesso do negócio e o consequente retorno financeiro.

3) Foque em um ramo de atuação

“Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, busque referências em serviços de apoio a empreendedores e concentre a oferta do serviço que ela oferecerá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos: pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, enfim, diversas possibilidades. Escolha bem para prestar um bom serviço”, opina o Sebrae.

Comentário: no atual cenário dos Centros Automotivos esse conselho deve ser contextualizado, ao passo que uma das principais vantagens competitivas destas empresas se ancora na capacidade de oferecer serviços diversos e completos para o consumidor – de modo a permiti-lo iniciar e concluir o processo de reparação de seu automóvel em um único local.


Notícias Relacionadas