A série ‘O varejo pelo varejista’, que convida gestores e empresários de todo o Brasil para uma avaliação do atual estágio do segmento, chega este mês ao Paraná para conversar com a diretora da Unipeças Autopeças de Curitiba, Alceni Liston. Ela representa o estado da região sul neste exercício mensal que, ao traçar um abrangente Raio X do mercado, pretende contribuir para a evolução do varejo doméstico rumo à modernidade.
E Alceni não se limitou a ranquear os sete quesitos de gestão varejista de acordo com seu ponto de vista, mas trouxe também alguns detalhes substanciais do modo ‘Unipeças’ de trabalho que irão certamente ser referência para que outros varejistas possam aperfeiçoar suas ferramentas de administração do negócio.
A Varejista
PRECISÃO ADMINISTRATIVA
Em um mercado cada dia mais competitivo em que as empresas têm de minimizar desperdícios para lidar com as dificuldades impostas pelo ambiente, incluindo os efeitos ainda presentes da crise financeira nacional, os varejistas necessitam atingir excelência nesse quesito.
PROPAGANDA E MARKETING
As ferramentas de propaganda e marketing são complexas nos dias atuais. É preciso cobrir diversas áreas do espectro midiático e contemplar as variadas ferramentas proporcionadas pela internet.
- FERRAMENTAS DE VENDAS
Somente as vendas no varejo físico não são mais suficientes para suprir a demanda da chamada geração millenium de consumidores. É preciso dar cobertura no e-commerce de maneira interativa e eficiente.
QUALIDADE NO ATENDIMENTO
Iniciar o atendimento no balcão com um sorriso sincero é o primeiro passo para a consumação de uma venda e a fidelização do cliente. Embora a tecnologia venha ganhando importância no varejo, as relações humanas ainda são fundamentais.
- TRABALHO EM EQUIPE
A integração de todos os setores da empresa e o controle do turnover de funcionários são indispensáveis para a consolidação da identidade de um varejo. É preciso esforço conjunto contínuo para criar a tão falada cultura empresarial positiva.
FOCO NA ESTRATÉGIA
Análises de indicadores como tíquete-médio, áreas da loja mais visitadas, produtos mais vendidos e até vendas por minuto são fatores primordiais para a formulação de estratégias de negócio.
- ANÁLISE DOS CONCORRENTES
Observar os pontos negativos e positivos dos concorrentes pode ser o primeiro passo para uma mudança no próprio negócio. Varejistas precisam estar sempre atentos às novidades do mercado para não ficar para trás.