Formação de balconistas e modernização de gestão estão no foco das ações de capacitação do varejo de autopeças -

Formação de balconistas e modernização de gestão estão no foco das ações de capacitação do varejo de autopeças

Conheça alguns dos principais programas conduzidos pelos Sincopeças estaduais que vêm obtendo bons resultados em diferentes regiões do país

Nos últimos anos, entidades ligadas ao mercado de autopeças têm se mobilizado para estabelecer parâmetros de qualidade para as empresas e os profissionais do setor. Tal movimento teve como uma de suas conquistas mais recentes a criação da norma ABNT para vendedores de peças e acessórios que, publicada ao final de 2021, balizou de maneira inédita as competências a serem exigidas desses profissionais para um bom desempenho da função segundo as demandas atuais.

Entre a criação de mecanismos formais e o impacto prático no cotidiano das lojas, no entanto, quase sempre existe um abismo. Exemplo disso é o fato de que, após um ano do lançamento da norma, um levantamento exclusivo realizado pelo After.Lab junto a balconistas das cinco regiões do país revelou que, na oportunidade, 68,8% dos vendedores ainda não haviam sequer ouvido falar do documento. Ao perceberem esse gap entre o ideal teórico e a realidade do aftermarket, os Sincopeças estaduais decidi ram intensificar seus esforços na área da capacitação. Presidente do Sincopeças Brasil – a associação que congrega os sindicatos estaduais –, Ranieri Leitão afirma que essas ações contam com o apoio da entidade nacional e são discutidas em suas reuniões periódicas. Apesar disso, os projetos nascem e são conduzidos de maneira autônoma pelas representações sindicais de cada estado de acordo com as necessidades locais identificadas por seus corpos diretores. Esta autonomia, aliás, não se restringe ao escopo de abordagem de cada projeto, o conteúdo programático ou o público-alvo. Ela se estende também à viabilização, permitindo que cada Sincopeças estadual busque parceiros diversos tanto no mundo corporativo quanto no setor privado. Nossa reportagem levantou alguns dos principais projetos conduzidos nos campos da educação e capacitação, bem como mapeou os parceiros mais recorrentes nessas ações. Venha conosco e fique por dentro!

Sincopeças Pernambuco se apoia na norma ABNT para capacitar vendedores de autopeças

Ainda em 2021, tão logo foi anunciado o lançamento oficial da norma para os vendedores de autopeças, o Sincopeças-PE estruturou e passou a oferecer um curso voltado aos vendedores de autopeças e serviços automotivos. Para tornar o projeto realidade, a entidade contou com o apoio de organizações de peso como o SENAC e a Fecomércio. Com uma carga de 160 horas, o curso é organizado para formar profissionais aptos a cumprir integralmente as atribuições definidas pela norma ABNT, contemplando não apenas as etapas do planejamento de vendas e da venda propriamente, mas também a das ações pós-venda, fundamentais para a fidelização do cliente. Entre os objetivos específicos de sua capacitação, o Sincopeças-PE lista:

• Permitir que os profissionais articulem suas competências com projetos integrados e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.

• Garantir que os participantes saibam manusear e interpretar catálogos dos fabricantes e veículos, bem como reconhecer a nomenclatura das peças e acessórios automotivos.

• Certificar-se que os balconistas conheçam os principais sistemas automotivos, suas funcionalidades e principais componentes, a fim de auxiliá-los a fornecer informações precisas e relevantes aos clientes. • Aprimorar as técnicas de venda consultiva dos participantes, apresentando estratégias eficazes para identificar as necessidades dos clientes e oferecer soluções adequadas.

Sincopeças-SP se une a Sebrae e G&B para desenhar futuro das lojas

Lançado em 2023 com o objetivo de otimizar os aspectos gerenciais das lojas de autopeças e contribuir para a formalização legal desses negócios não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil, o Programa Loja Legal ganhou novo nome e enfoque em 2024. Rebatizado de ‘Loja do Futuro’, a consultoria passou a ter como principal objetivo contribuir para a digitalização dos negócios do varejo de autopeças, tendo, segundo o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, as micro e pequenas empresas como principal público-alvo. O conteúdo programático da capacitação é, de certa forma, ousado e projeta o varejo de autopeças para a vanguarda da atuação do setor varejista em sentido amplo, incluindo os segmentos de magazines e supermercados. Entre os temas abordados pelo programa estão:

• Capacitação nas Inteligências Artificiais para o varejo de autopeças.

• Apresentação do modelo Dropshipping para incremento das vendas balcão e comércio eletrônico e integração dos ERPs para avançar no mercado.

• WhatsApp Business como ferramenta de automação do atendimento.

Assim como ocorria na primeira etapa do ainda Loja Legal, porém, o programa Loja do Futuro tem na personalização uma de suas principais apostas. Isso porque, muito antes de ‘despejar conteúdo e fórmulas prontas’, a iniciativa promove uma triagem de imersão junto aos empresários inscritos para identificar os gargalos de seus negócios, bem como seus níveis de conhecimento sobre temas como a norma ABNT dos vendedores de auto – peças, Catálogo Eletrônico de Autopeças Oficial da Reparação de Veículos e sistemas ERP em geral. “O programa traz avanços marcantes na história do micro e pequeno negócio. De verdade, os empresários perceberão ganhos irreversíveis para a gestão, equipe interna e, consequentemente, para seus clientes, que atribuirão alto valor às suas marcas. Ganhos relacionados à eficiência, inovação, diferenciação de mercado, experiência de consumo e preparo técnico de seus funcionários”, comentou Heber Carvalho, em tom otimista. Em complemento, Reginaldo Carvalho, consultor de negócios do Sebrae – um dos responsáveis pelo desenvolvimento da capacitação – afirmou que o ‘Loja do Futuro’ conta atualmente com 20 lojas ‘sob mentoria’.

Dropshipping? Conheça o conceito!

De acordo com a FGV, o custo elevado dos estoques é apontado como um fator limitante por 23,8% dos varejistas do país. É nessa esteira que empresas como a G&B têm apostado no lançamento de plataformas de Dropshipping a fim de viabilizar o negócio de PMEs do varejo de autopeças e, claro, conquistar novos clientes. Em entrevista à nossa reportagem, a Head de inovação da empresa, Nicoly Beiram, explicou o modelo. “Diferente das vendas tradicionais, em que o lojista adquire o estoque, anuncia, vende e despacha a mercadoria, o modelo Dropshipping coloca à disposição do lojista todo o estoque do fornecedor. Quando o lojista efetiva a venda, o fornecedor cuida de toda separação e envio ao cliente final. Só então o lojista paga por aquela mercadoria adquirida e que já foi encaminhada ao cliente final”.

Sincopeças gaúcho aposta em portfólio diversificado para fortalecer aftermarket no estado

Uma das filiais representações mais ativas do país, o Sincopeças-RS conta com uma ampla rede de parceiros para promover eventos periódicos voltados à capacitação não só dos varejistas, mas de todo o ecossistema da reposição automotiva estadual. Entre os principais parceiros da entidade, destacam – -se a Rede Fecomércio-RS de educação, o SENAC, a ASDAP (Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças) e o CARS (Comitê Automotivo do Rio Grande do Sul). Em uma de suas ações mais inovadoras de seu portfólio de capacitações, o Sincopeças-RS promove com recorrência uma Roda de Conversa itinerante na qual percorre diversas cidades gaúchas para atualizar os profissionais do aftermarket sobre cenários, tendências e dicas de gestão, além de ouvir as demandas locais com o intuito de mapear ações necessárias. Como fruto dessas viagens ao interior do gaúcho, a entidade tem pulverizado suas ações de capacitação para além do eixo da grande Porto Alegre, levando, por exemplo, seu curso ‘Vendedor de Autopeças’ para cidades como Erechim e Ijuí.

“Nesses cursos, são aborda – dos temas como mercado varejista de autopeças, relações com grupos de interesse, atendimento ao cliente, técnicas de vendas, merchandising e inovação/desafios”, afirmou a comunicação da entidade, anunciando uma nova edição da capacitação na cidade de Santo Angelo, ainda em 2024. Tendo na integração constante do setor uma de suas principais apostas, o Sincopeças-RS se destaca ainda pelo engajamento na promoção de eventos como a Interauto-RS. Em sua 4ª edição, realizada em abril de 2024, o evento reuniu 450 pessoas entre mecânicos, varejistas, distribuidores e fabricantes de autopeças para um programa conteudista que abordou temas como o futuro da mobilidade, o cenário de eletrificação de automóveis e o impacto deste cenário na reposição.

Sob a liderança de Ranieri Leitão, Sincopeças do Ceará se destaca por ações pioneiras

No dia 9 de janeiro deste ano, o Sincopeças-CE – repre – sentado pela união SSA da qual também fazem parte Assopeças e Assomotos – anunciou a criação do ‘Instituto Autop’, cujo objetivo é não apenas formar profissionais capacitados a preencher lacunas de habilidades no mercado automotivo, mas também contribuir para a for – mação cidadã de jovens para o mercado de trabalho. A ação, cuja abordagem ampla foi reconhecida em março deste ano em recepção no Ministério da Educação em Brasília, simboliza não apenas os esforços da entidade cearense no âmbito da capacitação, mas, sobretudo, um próximo passo de posicionamento aftermarket como segmento estrutural da economia brasileira

Na prática, o Instituto nasceu para se juntar ao braço ‘SSA Educação’ dentro do qual estão incluídos programas que, juntos, já formaram, segundo o SSA-CE, mais de 200 empresas e 500 colaboradores do setor:

Experiência Vendas 360°: focado em capacitar balconistas com habilidades técnicas, comunicação eficaz e compreensão das necessidades dos clientes. Tendo como base as diretrizes da norma ABNT para os vende – dores de autopeças, o curso abrange desde habilidades técnicas até estratégias de atendimento ao cliente.

Escola de Gestão de Oficinas (EGO): voltado para gerentes e gestores de oficinas, com módulos que abrangem estrutura organizacional, mercado de reparação automotiva, processos internos e gestão estratégica. Com aulas quin – zenais, o EGO possui módulos de 8h de duração.


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