Em um mercado tão fragmentado como o varejo de autopeças muitas vezes oferecer soluções que atendam a todos os perfis de loja é uma tarefa complicada. Entretanto, quando o assunto é gestão de estoque baseada em projeções estatísticas e inventário digital uma aplicação quase global já se torna possível graças à computação em nuvem.
De acordo com o diretor do segmento de varejo da TOTVS, André Veiga, o software com ferramentas de produtividade no ambiente de nuvem é uma possibilidade 100% acessível para micro e pequenos varejistas. “Na TOTVS chamamos este modelo de INTERA. Gera grande economia para os negócios porque não é mais necessário comprar as licenças do software no ato da aquisição mas sim a assinatura”.
Solução semelhante, o modelo de nuvem do SAS Brasil permite que empresas possam contratar uma consultoria para resolver um problema especifico do negócio ao invés de realizar grandes investimentos na aquisição e implementação de plataformas de big data, machine learning e análise de dados.
“A consultoria trabalha o ciclo completo para resolver um problema especifico usando sua infraestrutura, profissionais, experiência e metodologias. O cliente recebe o resultado pronto. Chamamos esse modelo de Result as a Service (resultado como serviço), ou seja, o cliente paga pelo resultado e não pela infraestrutura, plataforma, implementação e projetos”, afirma o consultor de vendas Marlos Bosso.