Em julho de 2016, os varejos abrangidos pelo grupo “Veículos e motos, partes e peças” apresentaram variação de -0,3% no volume de vendas, segundo dado divulgado nesta terça, 13 de setembro pelo IBGE.
O recuo é idêntico ao apresentado pelo comércio varejista nacional que, com igual -0,3% no volume de vendas, apresentou retração após avanço de 0,3% em junho, enquanto para receita nominal, a variação de 0,7% foi a quarta taxa positiva consecutiva, ambas as comparações em relação ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. Com isso, na média móvel trimestral, o volume de vendas variou -0,3%, enquanto a receita nominal permaneceu no campo positivo (0,7%).
No confronto com julho de 2015, na série sem ajuste sazonal, o total do varejo nacional apontou, em termos de volume de vendas, queda de 5,3%, acumulando redução de 6,7% nos sete primeiros meses de 2016. A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, com recuo de 6,8% em julho de 2016, assinalou a perda mais intensa dessa série histórica (iniciada em 2001) para essa comparação. Para esses mesmos indicadores, a receita nominal de vendas prossegue sinalizando com variações positivas: 6,7% frente a julho de 2015, 4,9% para o acumulado no ano, e 3,7% no acumulado dos últimos 12 meses.
O comércio varejista ampliado (varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção) registrou variação de -0,5% em relação ao mês imediatamente anterior (série com ajuste) para o volume de vendas, enquanto a receita nominal, com taxa de 0,7%, permanece no campo positivo pelo terceiro mês consecutivo. Em relação a julho de 2015, o volume de vendas registrou queda de 10,2%. Para as taxas acumuladas, os resultados foram de -9,4% no ano e de -10,3% nos últimos 12 meses.
A variação de -0,3% no volume de vendas, na passagem de junho para julho de 2016, na série com ajuste sazonal, teve predomínio de resultados negativos, alcançando seis dos oito segmentos observados no comércio varejista. As atividades de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%) e de Combustíveis e lubrificantes (-0,3%), que juntas respondem por cerca de 60% da taxa global, registraram a mesma variação do total do varejo (-0,3%). As demais atividades, com recuo no volume de vendas, registraram taxas negativas acima da média nacional: Tecidos, vestuário e calçados (-5,8%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,2%); Móveis e eletrodomésticos (-1,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%). Por outro lado, Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,9%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,7%) mostraram avanço no volume de vendas em relação a junho de 2016.
Considerando o comércio varejista ampliado, a variação foi de -0,5%, quinta taxa negativa consecutiva para esse tipo de comparação. Este resultado foi influenciado pela redução de 2,5% em Material de construção e de -0,3% em Veículos e motos, partes e peças, ambas comparações frente a junho de 2016.
BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO
SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: PMC – Julho 2016
ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
MAI | JUN | JUL | MAI | JUN | JUL | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | -0,8 | 0,3 | -0,3 | -9,0 | -4,8 | -5,3 | -6,7 | -6,8 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | -0,3 | -0,4 | -0,3 | -10,8 | -9,0 | -9,9 | -9,8 | -9,8 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 0,2 | 0,3 | -0,3 | -5,5 | -1,7 | -0,1 | -2,9 | -3,1 |
2.1 – Super e hipermercados | 0,1 | -0,4 | -0,1 | -5,3 | -2,6 | -0,9 | -3,1 | -3,3 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | 1,6 | 0,6 | -5,8 | -13,6 | -3,9 | -14,2 | -11,6 | -11,8 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | -1,5 | -0,4 | -1,0 | -15,2 | -10,7 | -12,4 | -14,4 | -15,8 |
4.1 – Móveis | – | – | – | -12,1 | -12,4 | -12,8 | -12,5 | -16,4 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | -16,5 | -9,9 | -12,2 | -15,2 | -15,5 |
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | -0,8 | -0,1 | 0,7 | -2,5 | -2,1 | -3,2 | -0,3 | 0,2 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | -2,4 | 0,5 | -1,2 | -24,4 | -18,3 | -18,6 | -17,2 | -16,2 |
7 – Equip. e mat. para escritório informatica e comunicação | -2,1 | -3,4 | 5,9 | -14,4 | -18,3 | -12,9 | -15,8 | -14,6 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -2,3 | 0,8 | -0,9 | -15,4 | -8,4 | -11,6 | -12,2 | -9,6 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | -0,4 | -0,2 | -0,5 | -10,2 | -8,1 | -10,2 | -9,4 | -10,3 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | 0,6 | -1,3 | -0,3 | -13,2 | -15,2 | -20,0 | -14,7 | -17,7 |
10- Material de Construção | -0,1 | 1,2 | -2,5 | -10,6 | -9,6 | -12,6 | -12,9 | -12,9 |