VIES – Variações nos Índices e Estatísticas para o mês de Março entre 2021 e 2025 -

VIES – Variações nos Índices e Estatísticas para o mês de Março entre 2021 e 2025

Desempenho do varejo de autopeças para o mês de março, entre 2021 e 2025.
Vies capa

Mensalmente, a pesquisa VIES compara o desempenho das variáveis (abastecimento, preço, venda e compra) no varejo de autopeças, com o mesmo mês dos anos anteriores. Para esta edição, reunimos o desempenho do varejo de autopeças para o mês de março, entre 2021 e 2025

BRASIL

Em nível nacional, a pesquisa VIES revela uma tendência de queda no abastecimento ao longo dos anos, embora a retração tenha diminuído em 2025 (-4,21%). Os preços, por outro lado, registraram aumento em todos os anos, com alta mais expressiva em 2022 (6,46%) e um crescimento mais moderado em 2024 (1,93%). Já as vendas e compras também demonstraram tendência negativa, com oscilações nos anos intermediários e quedas mais acentuadas em 2025 (-5,29% e -5,48%, respectivamente).    

Muito embora somente as informações aqui expostas não sejam suficientes para afirmar categoricamente, há indicativo de um cenário de redução na oferta e na demanda de peças automotivas, com aumento de preços, possivelmente refletindo desafios na cadeia de suprimentos e mudanças no comportamento do consumidor.

No que diz respeito a queda no nível de compras e vendas em março de 2025, cabe ressaltar que o período de carnaval, que este ano aconteceu no início de março, reduziu o número de dias úteis e provocou a antecipação das compras nos balcões.

Quanto a análise ANOVA, as variáveis abastecimento e preço foram significativas a pelo menos 5% de significância (p-valor < 0,05).

Gráfico 1 – Comportamento das variáveis Brasil

CENTRO-OESTE

Na região Centro-Oeste, a análise dos dados revela um cenário de queda no abastecimento de peças automotivas ao longo dos anos, com retração mais severa em 2022 (-15,37%) e uma redução menos intensa em 2024 (-4,10%). Os preços apresentaram alta em todos os anos, registrando um crescimento mais modesto em 2024 (0,66%) e uma recuperação mais expressiva em 2025 (4,26%).

As vendas mantiveram uma trajetória negativa, com uma leve melhora entre 2023 e 2024 (-1,82% para -0,73%), mas voltando a cair de forma mais acentuada em 2025 (-5,25%). Já as compras oscilaram, com um leve crescimento em 2021 (1,20%), seguido de quedas contínuas, sendo a mais intensa em 2025 (-5,60%). Na análise de variância, apenas a variável abastecimento foi significativa a pelo menos 5% de significância.

Gráfico 2 – Comportamento das variáveis Centro-oeste

NORTE

A análise dos dados da região Norte mostra uma forte queda no abastecimento de peças automotivas ao longo dos anos, com uma contração mais acentuada em 2022 (-18,17%), seguida de uma recuperação parcial em 2023 e 2024, mas voltando a cair em 2025 (-8,56%). Os preços tiveram alta constante, com o maior crescimento em 2022 (6,61%) e variações mais modestas nos anos seguintes.

As vendas apresentaram um comportamento volátil, com uma queda drástica em 2022 (-10,51%) e uma leve recuperação em 2024 (-0,03%), mas voltando a cair em 2025 (-3,25%). Já as compras oscilaram significativamente, registrando crescimento em 2021 (1,58%) e 2024 (4,54%), mas quedas em outros anos, com destaque para 2022 (-3,30%) e 2025 (-1,50%). Na ANOVA, a variável abastecimento foi significativa a pelo menos 5% de significância.

Gráfico 3 – Comportamento das variáveis Norte

NORDESTE

Na região Nordeste, há evidências de uma queda no abastecimento de peças automotivas ao longo dos anos, com a maior retração ocorrendo em 2022 (-16,35%) e uma desaceleração da queda até 2025 (-1,97%). Os preços seguiram uma trajetória de alta, com o maior crescimento em 2022 (4,85%) e oscilações nos anos seguintes.

As vendas apresentaram comportamento instável, com quedas em 2021 (-1,54%) e 2022 (-4,73%), seguida de uma leve recuperação em 2023 (-0,24%) e um crescimento positivo em 2024 (1,08%), antes de uma nova retração em 2025 (-4,45%). Já as compras tiveram uma tendência predominantemente negativa, com a queda mais acentuada em 2025 (-7,64%), o que pode indicar dificuldades na renovação de estoques. Na análise ANOVA, apenas abastecimento apresentou variações significativas (p<0,05).

Gráfico 4 – Comportamento das variáveis Nordeste

SUL

A análise dos dados do Sul revela uma tendência de queda no abastecimento ao longo dos anos, com uma contração mais evidente em 2021 (-10,57%) e 2023 (-5,79%), seguida de uma leve melhora em 2024 (-2,06%), mas voltando a cair em 2025 (-5,37%). Os preços tiveram um aumento significativo em 2022 (10,40%), seguido de crescimentos mais moderados nos anos seguintes.

As vendas registraram forte queda em 2022 (-9,43%), mas apresentaram recuperação em 2023 (1,24%) e 2024 (2,03%), antes de voltarem a cair em 2025 (-2,43%). Já as compras acompanharam um comportamento semelhante, com quedas em 2021 (-4,71%) e 2022 (-5,94%), recuperação em 2023 (1,83%) e 2024 (0,99%), e nova retração em 2025 (-0,78%). Na análise ANOVA, abastecimento e preço apresentaram variação significativa (p < 0,05).

Gráfico 5 – Comportamento das variáveis Sul

SUDESTE

Na região sudeste, há uma tendência de queda no abastecimento de peças automotivas ao longo dos anos, com a maior retração ocorrendo em 2022 (-8,40%) e uma desaceleração progressiva até 2025 (-3,96%). Os preços registraram aumento contínuo, com um pico em 2022 (5,75%) e um crescimento mais moderado em 2025 (1,93%).

As vendas apresentaram uma trajetória majoritariamente negativa, com quedas menos intensas entre 2021 e 2024, mas uma forte contração em 2025 (-6,97%). O mesmo foi observado nas compras, que tiveram oscilações suaves até 2024, antes de uma queda expressiva em 2025 (-7,01%). Na análise de variância, as variáveis abastecimento e preço apresentaram variação significativa, com um nível de confiança de pelo menos 5%.

Gráfico 6 – Comportamento das variáveis Sudeste

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