Estudos mostram como a Copa do Mundo aumentará vendas no varejo brasileiro -

Estudos mostram como a Copa do Mundo aumentará vendas no varejo brasileiro

Ao levar em consideração os meses de junho e julho, o aumento de interesse nas buscas com o termo Copa do Mundo já é de 34% quando comparado à Copa de 2018.

Giuliano Gonçalves E-commerce Brasil

Um balanço da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) mostra que a Copa do Mundo aquecerá as vendas do setor varejista. Segundo o levantamento, o varejo paulista terá um aumento de 12% no fluxo de vendas no período do mundial. Aliás, a Nielsen (como mostramos há poucos dias) apresentou algumas tendências de produtos e categorias mais buscadas entre consumidores para a Copa do Mundo.

A boa expectativa está ligada ao crescimento do varejo. Afinal, no balanço semestral da entidade o setor já demonstrou índices bastante positivos. Quando comparado ao primeiro semestre de 2021, o aumento representou 24,8% no mesmo período de 2022.

O que será destaque de venda na Copa do Mundo?

Para a FCDLESP, o setor de vestuário e calçados deve ser o maior beneficiado no período da Copa. Já a categoria de eletrônicos será a segunda mais buscada, uma vez que a transmissão dos jogos incentiva a compra de novos aparelhos. Por fim, estabelecimentos como bares e restaurantes que investirem na transmissão terão um aumento de 40% no fluxo de pessoas.

Uma pesquisa da Meta Foresight corrobora para o otimismo da FCDLESP em relação às vendas na Copa do Mundo. Isso porque a empresa afirma que 84% dos brasileiros acompanharão ao evento. Aliás, dos entrevistado, 73% dizem que comprarão algo durante a Copa do Mundo. Neste caso, as principais categorias escolhidas foram:

  • Roupas e acessórios: 60%
  • Bebidas alcoólicas: 55%
  • Petiscos e salgadinhos: 51%
  • Carnes para churrasco: 56%
  • Chocolates e sobremesas: 39%

Para além dos comes e bebes

De acordo com o ReclameAqui, outras categorias serão muito consumidas antes e durante a Copa do Mundo. Do levantamento, os produtos mais vendidos no período são:

  • eletrodomésticos e eletroportáteis: TVs, geladeiras, caixas de som, freezer, chopeiras, pipoqueiras, grill, etc.;
  • eletrônicos: TV, notebooks, tablets, smartphone e videogame;
  • móveis: sofás, mesas, cadeiras, racks, painéis e por aí vai;
  • roupas e artigos esportivos: camisetas, bermudas, bolas de futebol, chuteiras e mais;
  • decoração: bandeiras, bandeirolas, balões, toalhas de mesa, adesivos, descartáveis coloridos e por aí vai;
  • TV por assinatura e planos de internet para acompanhar os jogos em alta qualidade.

Olhar do Google sobre a Copa do mundo e o varejo

Durante o lançamento de um produto, o Google apresentou uma pesquisa realizada em junho com 1 mil usuários. Nela, a gigante das buscas garante que 86% dos brasileiros acompanharão ao evento esportivo. Desses, inclusive, 71% já estão se preparando para a temporada — e 66% comprarão algum produto ou contratarão algum serviço antes da Copa do Mundo.

Ao levar em consideração os meses de junho e julho, o aumento de interesse nas buscas com o termo Copa do Mundo já é de 34% quando comparado à Copa de 2018. E, segundo Fernanda Bromfman, head de negócios para médias empresas do Google Brasil, 66% das pessoas acreditam que a situação financeira irá melhorar até o fim do ano.


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O resultado também superou em 13,7% o do mesmo mês de 2020, quando foram comercializados apenas 155,8 mil veículos leves, desempenho na época afetado pela chegada da Covid-19 no País, que levou à suspensão da produção da maioria das montadoras aqui instaladas.